“Saber Libras” faz apresentação na Câmara

Integrantes do projeto Saber Libras emocionaram os presentes na sessão ordinária desta terça-feira, dia 7 de julho de 2015, ao interpretarem com a Língua Brasileira de Sinais a canção “Amigos para sempre” e descreverem as atividades realizadas. O espaço da Tribuna Livre solicitada pelo vereador Irani Fernandes (PP) possibilitou a apresentação do trabalho pelo grupo formado para auxiliar professores da rede estadual e municipal de ensino a praticar e aperfeiçoar a Libras.

O projeto voluntário desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana (APASUR) reúne cerca de 80 docentes com a finalidade de subsidiar os professores nas práticas educativas e facilitar a inclusão dos alunos surdos. “Precisamos valorizar e divulgar essa possibilidade de comunicação através dos sinais, conscientizando sobre os benefícios para a pessoa surda e para toda sociedade”, salientou o vereador Irani.

A professora Lídia Mari Rodrigues destacou a importância do domínio da língua para garantir os direitos de aprendizagem dos alunos surdos e democratizar o conhecimento. Citando a frase de José Bernardo Toro, “Toda ordem social é criada por nós. O agir ou não agir de cada um contribui para a formação e consolidação da ordem em que vivemos”, Lídia afirmou a relevância da iniciativa para incentivar multiplicadores e para a construção do mundo mais justo e sem preconceitos.

Na ocasião, a coordenadora da 10ª CRE, Sara Cardoso, frisou o início das atividades em 2014 com a capacitação de professores e a necessidade do comprometimento e envolvimento da família, da escola, do poder público e da sociedade para assegurar a educação para todos e de qualidade.

Língua Brasileira de Sinais

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, como estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundas de comunidades de pessoas surdas. Assim está definida e reconhecida a LIBRAS na Lei Federal nº 10.436/2002, regulamentada em 2005 pelo Decreto 5.626/05 que estabelece a inclusão de Libras como disciplina curricular no ensino público e privado, e sistemas de ensino estaduais, municipais e federais.