Travessa será denominada “Prof. Maria Daici"

Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Uruguaiana buscava denominar “Maria Daici Oliveira dos Santos” a travessa localizada ao lado da Escola Hermeto José Pinto Bermudez. De autoria do vereador Rafael Alves (MDB), a matéria aprovada nesta terça-feira, dia 26 de novembro de 2019, com a presença de familiares, amigos e colegas da homenageada.

A professora trabalhou nas escolas Uruguaiana, no interior do município; Adir Mascia; João Fagundes e na Escola Estadual Hermeto Bermudez. Este com atuação marcante, pois ao longo dos anos foi professora de língua portuguesa, assistente de direção, coordenadora das séries iniciais, vice-diretora por dois mandatos, e diretora por dois mandatos.

“Seu legado inclui a construção da quadra poliesportiva e a criação da banda no HB. Como amante do carnaval criou a ala afro da Escola de Samba Os Rouxinóis e participou da fundação do Movimento Negro de Uruguaiana”, registrou no PL o vereador Rafael Alves.

Representando o Movimento Negro, a professora Stael Soraya Rosa utilizou a tribuna para agradecer a homenagem e explanar sobre a importância do ato. “Negra e professora que junto com o esposo, Ataides dos Santos, em uma época que pouco se falava em comunidade negra e nenhuma possibilidade havia de manifestação coletiva do nosso povo; eles tiveram a coragem e a humanidade de reunir o povo negro, no ano centenário da abolição”, salientou sobre a trajetória de Daici.

A proposta refere-se à travessa localizada a leste da quadra 114, ao norte final da rua Dr. Maia, início da rua Francisco Etchepare e ao sul com a rua Luiz Bettinelli, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermeto José Pinto Bermudez, paralela a rua Franklin Fernandes, no Bairro Cidade Nova.