“Ilha do Marduque” é declarada de utilidade pública

Na reunião do dia 5 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que confere o título de utilidade pública à Escola de Samba S.E.R.E.S Unidos da Ilha da Marduque.

     A iniciativa é de autoria dos vereadores Clemente Corrêa e Paulo Kleinubing.

     Os proponentes destacam a oferta de cursos de formação e qualificação de ritmistas para crianças e jovens, o que demonstra o compromisso social da entidade carnavalesca. Também a valorização da arte e da cultura, da promoção do carnaval e da qualificação dos trabalhadores em nosso município.

   O título de Utilidade Pública certifica o alcance social da instituição e possibilita a isenção de impostos municipais à entidade, garantindo melhor desempenho das ações desenvolvidas, conforme Lei Municipal nº 2.019, de 11 de julho de 1989.

 História

    A Unidos da Ilha da Marduque foi fundada no final da década de 1970, no bairro Mascarenhas de Moraes, carinhosamente apelidado de “Marduque” pela população local. Inspirados por um popular personagem de rádio conhecido como "O Egípcio", que fez sucesso na Rádio Charrua, os fundadores adotaram o nome de Ilha da Marduque para a nova escola.

       Com Jesus Maciel como presidente e Ivo Maciel como vice-presidente, a escola nasceu como uma iniciativa de um grupo de amigos que desejavam celebrar o carnaval de forma única e autêntica. Desde então, a agremiação tem desempenhado um papel fundamental na cultura carnavalesca de Uruguaiana, mantendo viva a tradição e o espírito do samba na cidade.