“Consulta Popular”: vote na Câmara
Uruguaiana tem um projeto concorrendo na última etapa da “Consulta Popular”, processo participativo pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao Orçamento do Estado do Rio Grande do Sul.
Trata-se do projeto “Aquisição de equipamentos para criação de um laboratório de análises de alimentos de origem animal”, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), de autoria da professora Cheila Stopiglia.
A Câmara Municipal de Uruguaiana disponibiliza equipamento e auxílio para os interessados em votar, das 8h às 17h.
Os votos são computados através do site www.consultapopular.rs.gov.br ou o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260. Os canais estarão abertos até às 23h59 de sexta-feira (6/12).
Os projetos concorrentes da Fronteira Oeste são de Quaraí, Barra do Quaraí e São Borja.
PROJETO DE URUGUAIANA
Conforme apresentado, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul há mais de 230 empreendimentos cadastrados na vigilância sanitária, com produtos como queijo, salame, mel, linguiça, peixes, ovos, etc. e que demandam análises laboratoriais periódicas da água de abastecimento e dos padrões microbiológicos e físico-químicos.
Essas análises são necessárias para assegurar a qualidade dos alimentos produzidos pelas indústrias e permitirem a sua comercialização.
No entanto, na região há uma carência por laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para realização de forma oficial destas análises, o que obriga o envio das mesmas para laboratórios de outras regiões, encarecendo os custos dos empreendimentos cadastrados e formalizados e desestimulando aqueles que atuam de maneira informal a se formalizarem, especialmente as agroindústrias familiares.
Em Uruguaiana, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) possui servidores altamente qualificados com capacidade técnica para realizarem essas análises, mas há necessidade da instalação de um laboratório, com equipamentos específicos para essa finalidade. Dessa forma, a aquisição desses equipamentos laboratoriais potencializará a criação do laboratório de análises de água de abastecimento e alimentos, o qual atenderá uma demanda regional e possibilitará análises mais rápidas e com menores custos, incentivando a criação de novas agroindústrias e a manutenção das existentes.