“Banda Municipal” pode ser declarada como patrimônio cultural de natureza imaterial de Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana poderá declarar como patrimônio cultural de natureza imaterial de Uruguaiana a “Banda Municipal” a partir de projeto de lei, encaminhado às Comissões Técnicas, no dia 24 de setembro de 2024.

           A Banda Municipal foi criada em 25 de outubro de 2010, atuando com escola de música nas áreas de musicalização, educação musical e ensino técnico. O projeto é gratuito e recebe estudantes de 10 até 21 anos. A Banda é 14 vezes campeã estadual, sendo a corporação mais vitoriosa no ranking das bandas do sul do Brasil.

          Os estudantes têm a oferta de disciplinas de estruturação musical e notação musical, história da música, análise da harmonia, terminologia para instrumentos musicais, moral e cívica, humanismo, direitos humanos, projeto de vida, cognição, percepção musical, movimento e dança.

        Em 2025, a previsão é acolher 100 músicos oriundos das seções da escola. Já aprovou mais de 100 alunos ingressantes no ensino superior nos cursos de licenciatura e de bacharelado de música e dezenas em exames e concursos para as forças armadas.