195 anos de independência celebrados na Câmara

                Em solenidade realizada nesta terça-feira, dia 5 de setembro, a Câmara Municipal registrou a passagem da Semana da Pátria com homenagens para seis personalidades de Uruguaiana. A sessão solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Fernando Tarragó com a presença do prefeito, Ronnie Mello e demais autoridades civis, eclesiásticas e militares da Marinha, o Delegado Fluvial de Uruguaiana, Capitão de Corveta, Gutemberg Bezerra de Freitas; da aeronáutica do Comando do DTCEA, 1º Ten. Carlos Kullmann, e representante da Brigada Militar, Cap. Leandro Bastos. 

               O General de Brigada, Josias Pedrotti da Rosa, realizou o discurso, a convite do Poder Legislativo, em alusão a data. Na oportunidade foi destacado que o 7 de setembro de 1822 foi o marco da construção do Brasil como nação soberana e foi sendo consolidada por uma sequência de fatos históricos relevantes, como a Guerra da Independência, promulgação da primeira Constituição, manutenção de fronteiras, movimentos separatistas e abolição da escravatura. “Passados 195 anos do grito às margens do Ipiranga, a independência se apresenta com o conceito muito mais abrangente. Não representa tão somente deixar de ser colônia, seu significado é fruto da união de vários fatores, expressados num sentido mais amplo que tem sido avançado paulatinamente a cada ano, formando de maneira sólida a nacionalidade brasileira. A capacidade da brava gente brasileira garante a força motriz da nação, necessária para alcançar o desenvolvimento sustentável e com igualdade social, dessa forma progride o nosso Brasil”, afirmou o General.

               Na sessão solene receberam o Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana João Carlos Calvano Belmonte, por proposição do presidente da Câmara, vereador Fernando Tarragó (PSD); Nelci Arenhart, por sugestão do vereador Rafael Alves (PMDB); Pastor Argemiro Rodrigues da Silva, por indicação do vereador Eric Lins (DEM) e Sadi de Andrade, por designação da vereadora Josefina Soares Brüggemann (PP). Ainda foram homenageados com os Diplomas de Honra ao Mérito, Adroaldo Gonçalves Silva, através de indicação da vereadora Suzana Cardos Alves (PRB) e a Alex Gomes Silva, por proposta da vereadora Zulma Ancinello (PRB). Também estiveram presentes os vereadores Carlos Delgado (PP), Clemente Corrêa (PSDB), Vilson Brites (PMDB) e Elton da Rocha (PP). 

Ver. Suzana Alves, Adroaldo Silva e Pres. Fernando Tarragó

Pres. Fernando Tarragó, Alex Gomes Silva e Ver. Zulma Ancinello

Pref. Ronnie Mello, Ver. Eric Lins, Pastor Argemiro e Pres. Fernando

Pref. Ronnie, Ver, Rafael, Nelci Arenhart e Pres. Fernando Tarragó

Pref. Ronnie, Ver. Josefina, Sadi de Andrade e Pres, Ferando Tarragó

Pres. Fernando, João Carlos Belmonte, Chico Alves e Pref. Ronnie


Belmonte, General Josias da Rosa e Pres. Fernando Tarragó