124 anos de Santa Casa são registrados na Câmara

Na reunião do dia 8 de junho de 2024, a Câmara Municipal registrou a passagem dos 124 anos de fundação do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Por proposição do vereador Adenildo (Bispo) Padovan (Republicanos), foi entregue Moção de Congratulações e Louvor à representante da entidade, Thaís Aramburu.

Na oportunidade, a gestora apresentou dados e estatísticas do hospital, destacando a situação do período de pandemia. Em 2020, 330 pacientes foram internados e 68 óbitos registrados. Em 2021, de janeiro a abril, já foram 743 pacientes internados e 182 óbitos. O índice de óbito na Santa Casa é de 23.68%, enquanto no Estado é de 36%. “É importante analisarmos os dados. Nosso hospital é resolutivo. Lutamos pela vida, pela dignidade da assistência de saúde”, afirmou Thaís.

A instituição fundada em 30 de maio de 1897, atende Uruguaiana e região, com alta complexidade em oncologia e neurocirurgia. São aproximadamente 800 servidores entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, serviço de apoio e administração, e outros profissionais.

Durante a explanação, também foi salientada a dificuldade financeira da instituição, a luz da crise em todo o país em saúde, e os altos custos para manutenção para as atividades.