Notícias

Legislativo requer informações sobre canil municipal

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicita informações sobre o funcionamento do canil municipal.

        Na reunião do dia 28 de março de 2023, requerimento de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), foi aprovado para encaminhamento ao Poder Executivo.

       O parlamentar solicita a prestação de contas sobre a receita e a despesa do local que abriga cães. São questionamentos sobre o consumo mensal e diário de ração; a realização de compras; o valor gasto e a marca do alimento animal. Também requer os valores mensais gastos com recursos próprios do município para manutenção, limpeza e compra de ração; e com recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas.

       O vereador Marcelo solicita a cópia das notas fiscais de ração dos últimos seis meses, considerando o direito garantido pela Lei de Acesso à Informação sobre a administração do patrimônio público e utilização de recursos públicos; e o papel fiscalizador do Legislativo.

56º aniversário de Igreja Quadrangular é registrado

        Moção de congratulações e louvor foi entregue a Igreja Quadrangular em Uruguaiana pela passagem do 56º aniversário. Na reunião do dia 28 de março de 2023, a entidade religiosa recebeu o certificado por proposição do vereador Padovan (Republicanos).

       Conforme o parlamentar, ao longo dos anos a igreja vem promovendo, além de atividades religiosas, inúmeros projetos sociais, na medida em que realiza eventos e atividades beneficentes, nos quais são atendidas: crianças carentes, moradores de rua, famílias de baixa renda, inclusive com distribuição de donativos, roupas e alimentos. Além do que são realizados mutirões solidários, que contribuem para o desenvolvimento das comunidades em que está situada, especialmente àquelas mais vulneráveis.

         “O certificado concedido pela Câmara registra historicamente a importância social da entidade para a comunidade de Uruguaiana”, afirmou Padovan.

 

 

Câmara aprova PL que atualiza lei de proteção dos direitos da criança e adolescente

Na reunião do dia 28 de março de 2023, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de lei que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar de Uruguaiana.

       A proposição do Poder Executivo, tramitada em regime de urgência urgentíssima nas Comissões Técnicas, atende a Política dos Direitos da Criança e do Adolescente e normas gerais para sua aplicação, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

         Leis municipais anteriores foram compiladas e as alterações propostas são indispensáveis levando em consideração que precedem ao calendário de votação para eleição do Conselho Tutelar. O edital deverá ser publicado até 1º de abril de 2023, de acordo com a Resolução Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que também dispõe sobre o processo de escolha e posse em data unificada em todo o território nacional dos membros do Conselho Tutelar, no 10 de janeiro de 2024.

         O Projeto foi aprovado com três emendas de autoria do vereador Clemente Correa (PDT) que acrescenta a possibilidade da implantação de mais um Conselho Tutelar e a garantia plena de funcionamento e continuidade do trabalho desenvolvido pelo órgão. “Nosso Conselho Tutelar é composto de cinco Conselheiros Tutelares, o que evidentemente não atende mais às necessidades da população e, principalmente, o atendimento às crianças e aos jovens. Essa é uma oportunidade de abrir a discussão e estudarmos possibilidade da ampliação”, afirmou Clemente.

          O COMDICAU institui-se como órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis; o Fundo (FUMDICAU), como órgão captador dos recursos públicos de origem Municipal, Estadual, Federal, Internacional, bem como os de origem privada; e Conselho Tutelar de Uruguaiana, como órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Projetos do Executivo são encaminhados às Comissões Técnicas

Projetos de lei autorizando a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente e alterando a Lei que dispõe sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo foram incluídos na reunião do dia 28 de março de 2023 para encaminhamento às Comissões Técnicas.

        Abertura de crédito no valor de R$ 2.213.322,12 é detalhada no PL nº 43/23. Trata-se da alocação recursos em rubricas da Secretaria de Educação; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico; Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural; Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

          São recursos para ações como contrapartida do convênio com o MAPA para aquisição de veículo e trator; reforma banheiro público Praça do Barão; programa de asfaltamento; aquisição de coletes balísticos; e atender despesas com material de consumo.

        Na íntegra pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/7108

     O PL nº 44/23 altera os quadros de valores dos Cargos em Comissão por Nível e das Funções de Confiança por Nível e o subsídio dos Secretários Municipais. Conforme o Poder Executivo, a fixação de novos valores aplica-se de maneira linear, passando a ser adotado diante da necessidade da Administração Municipal em aplicar medidas administrativas visando contingenciar as despesas com pessoal face aos reflexos da significativa redução de repasses de recursos federais que estão se registrando.

      Na íntegra pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/7109

 

Alterações no Fundo de Desporto são tratados em projeto

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana estudarão projeto alterando Lei, de 1994, que criou o Fundo Municipal de Desporto.

      A proposição do vereador Clemente Correa (PDT), apresentada dia 28 de março de 2023, acrescenta dispositivos de fomento ao desporto, além do apoio.

     Também inclui como fontes de recursos, doações de pessoas jurídicas de direito público e privado; provenientes de ajustes celebrados com instituições públicas ou instituições privadas; e outras receitas.

    Acrescenta possíveis aplicações do Fundo em construção, ampliação e modernização de espaços destinados ao desenvolvimento de desportos, incluindo quadras esportivas e poliesportivas nos bairros e localidades do interior do município, e a aquisição, reforma e modernização de equipamentos destinados a práticas desportivas.

    Como beneficiários inclui esporte feminino; futebol amador; projetos sociais de promoção e valorização do esporte; esporte comunitário; promoção e valorização do esporte para pessoa com deficiência; e plano de prevenção e proteção de combate a incêndio para garantia de segurança em espaços desportivos, administrados pelo Poder Público Municipal.

      “O Fundo possibilita a destinação de recursos públicos para o investimento no esporte, passados 29 anos da criação, é necessária a mudança para contemplar e levar em conta as mudanças históricas em nossa sociedade, o reconhecimento ao protagonismo e ao empoderamento da mulher, o direito e as garantias da pessoa com deficiência e a necessidade e a relevância da inclusão social através do esporte”, explica Clemente.

Tribuna foi de conscientização sobre Síndrome de Down

         O Dia da Consciência da Síndrome de Down, transcorrido dia 21 de março, foi registrado na Câmara Municipal de Uruguaiana. Conforme Lei nº 4.347/2014, por proposição da mesa diretora, presidida pelo vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, estudantes e profissionais da APAE utilizaram a tribuna livre.

        No espaço explanaram Anderson Nunes , Rafael Thomas e Francieli Oldani, também a diretora da instituição, Maria Júlia Quevedo. “O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. O fato de apresentarem características físicas típicas e alguns com comprometimento intelectual, não significa que tenham menos direitos e necessidades. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas às crianças, jovens e adultos com síndrome de down”, afirmou a diretora.

        Ainda explanou sobre a importância de conscientizar a respeito da possibilidade do bom desenvolvimento das capacidades pessoais, sendo capazes de sentir, amar, aprender e trabalhar, levando uma vida autônoma e ocupando um lugar digno na sociedade.

          A presidente da APAE, Claudia Quintana Castro, agradeceu os servidores e os apoiadores da instituição, que atende 45 pessoas com síndrome de down. Entre os dados apresentados de 2022, foi registrada a distribuição de 191 cestas básicas e de 7312 refeições.

          Na oportunidade, ainda pediu apoio aos vereadores para o desembaraço junto ao executivo para regularização documental do dispensário, que fornece medicamentos gratuitamente a comunidade.

 

Livro “Rio Uruguai: Contribuições Científicas” é lançado na Câmara

         Sessão especial será realizada para lançamento da 2ª edição (revisada e ampliada) do livro “Rio Uruguai: Contribuições Científicas”. Na quarta-feira, dia 29 de março de 2023, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, acontece o evento proposto pelo vereador Marcelo Lemos (PDT).

       A obra literária traz uma coletânea de trabalhos realizados pelos pesquisadores da Unipampa e colaboradores sobre vários aspectos que envolvem o manejo sustentável e a conservação do rio. São tratados aspectos da educação ambiental, qualidade da água da bacia do rio uruguai, biologia, ecologia, conservação e cultivo de peixes, além de aspectos toxicológicos que afligem o rio.

        São autores do livro Marcus Vinícius Morini Querol, Edward Frederico Castro Pessano, Michel Mansur Machado, Antônio Cleber da Silva Camargo e Cristiano Miguel Stefanello.

 

 

Homenagem a servidores da segurança vira Lei

O Projeto de lei que institui o Diploma Tiradentes foi aprovado na reunião do dia 23 de março de 2023.

          De autoria do vereador Clemente Correa (PDT), a normativa concede diploma a servidores civis, de cargo efetivo, que exerçam a atividade de Policial, Guarda Civil Municipal e Agente de Trânsito, e aos militares estaduais, de cargo efetivo, que exerçam a atividade de Policial Militar e Bombeiro Militar.

          O objetivo é reconhecer o trabalho, a liderança, a dedicação, a bravura e a camaradagem de servidores civis e militares estaduais, da segurança pública. O Diploma, atualmente instituído em Resolução, torna-se Lei a partir da data de publicação. Será concedido anualmente pelo Poder Legislativo e será entregue em Sessão Solene, convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Uruguaiana, durante a semana que se comemora o Dia de Tiradentes (21 de Abril), Patrono das Polícias.

“Mulheres que inspiram” ganharam espaço em roda de conversa

      O plenário de Câmara Municipal de Uruguaiana foi palco da Roda de Conversa com Mulheres que Inspiram. O evento promovido pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), aconteceu no dia 24 de março de 2023.

       Em alusão ao mês da mulher, a roda de conversas abriu espaço para trocar de experiência, histórias, lutas e conquistas. “São algumas mulheres de destaque e fortes, que fazem diferença em Uruguaiana e inspiram a comunidade”, considera Zulma.

         Explanaram sobre suas trajetórias Cap. Amanda C. de Paula (Brigada Militar); Cap. Elaine Pontes (Marinha); Elza Suzete Fontoura (CRAM e Movimento Negro); Ivanete Santos (Igreja Universal); Maria Helena Machado (Sec. Educação); Maria Tugira (ACLAN); Mônica Medeiros (COMDIMU); Soraya Salomão (Sec. Desenvolvimento Social); Tânia Costa (AADUR); Tatiele Abbad (OAB Mulher); Vanessa Welter (Sec. Turismo); e Tânia Herrera (presidente da ATAPUR).

          Também presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, e diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas.

 

Comissão de Serviços fiscaliza atendimento da UPA

        A Comissão de Serviços Municipais e Saúde, representada pelo presidente da Comissão, vereador Clemente Correa (PDT), esteve em diligência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na tarde do dia 23 de março de 2023. Provocado pro reclamações sobre tempo de espera e questionamentos sobre funcionamento no local, o parlamentar conversou com pacientes e profissionais da saúde.

         Na oportunidade, a equipe gestora registrou que 85% dos casos poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, mas a população recorre a UPA, sendo 170 atendimentos diários em média. Durante o trabalho, o parlamentar pedir para verificar se havia médicos, constatando a presença de dois médicos com o apoio de acadêmicos de Medicina da Unipampa e recebeu a informação de que às 16h chegaria mais um médico.

          Conforme Clemente, a Comissão elaborará relatório da fiscalização que será encaminhado à Prefeitura, inclusive com algumas recomendações para melhorar o atendimento. “O nosso trabalho é permanente e buscamos ir sempre aos locais em que a população cobra atendimento e buscamos propor medidas e soluções ao Poder Executivo Municipais, para que também possamos colaborar para o atendimento digno, ágil e humanizado a nossa população”, afirmou.

Fiscalização de bicicletas em calçadas é indicada

A possibilidade do Poder Executivo intensificar a fiscalização de bicicletas e bicicletas motorizadas nas calçadas e na contramão de vias públicas é indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

         No dia 23 de março de 2023, o vereador Cristiano Bonapace (União Brasil) apresentou a demanda.

         De acordo com o parlamentar, cidadãos têm relatado o aumento do número de ciclistas e bicicletas motorizadas, sem utilização de itens de segurança e desrespeitando as leis de trânsito. A imprudência aliada a faltas de fiscalização oferece perigo aos pedestres e motoristas podendo causar sérios acidentes.

         Não queremos prejudicar quem usa bicicletas, o objetivo é combater as irregularidades e conscientizar sobre o grande risco, tanto para ciclistas quanto para pedestre, principalmente os menores de idade”, afirma Cristiano. 

PL sobre espaço para negócios experimentais volta a pauta

A regulamentação para criação e funcionamento de ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório) será estudada na Câmara Municipal de Uruguaiana.

         O projeto de Lei foi reapresentado pelo vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), no dia 24 de março de 2023, para encaminhamento às Comissões Técnicas.

       Trata-se da constituição de normas gerais para funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental. Entre os objetivos está incentivar as empresas locais a realizarem investimentos em pesquisa científica, tecnológica e de inovação; fomentar o empreendedorismo inovador; e disseminar a cultura inovadora e empreendedora em todas as áreas de atuação.

         Considera-se modelo de negócio inovador a atividade que, cumulativamente ou não, utilize tecnologia inovadora ou faça uso inovador de tecnologia, a fim de que desenvolva produto ou serviço que ainda não seja oferecido ou com arranjo diverso do que esteja sendo ofertado no mercado.

 

Jovem campeão de jiu jitsu ganha reconhecimento da Câmara

          O título de campeão no campeonato de jíu jitsu Copa prime 3 temporada de 2023, em Porto Alegre, foi conquistado por Ferdinand Greuter Neto. No dia 23 de março de 2023, por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT), a Câmara Municipal de Uruguaiana entregou Moção de Congratulações e Louvor ao jovem pela conquista. A dedicação do atleta foi salientada pelo vereador, afirmando a importância da vitória para o município, ao demonstrar e força e a qualidade de Uruguaiana no esporte.

Delegacia Amiga dos Animais é destaque na Câmara

       O espaço da tribuna livre, na Câmara Municipal do dia 23 de março de 2023, foi dedicada a atuação da Delegacia “Amiga dos Animais” e do 5º Cartório Especializado em Crimes Contra Animais em Uruguaiana. Por proposição da vereadora Marcia Fumagalli (PSB) o Delegado da Polícia Civil, Matheus da Rosa, explanou sobre o tema e os procedimentos aplicados.

      Na ocasião, foi apresentado o embasamento legal que norteia as ações de investigações de maus-tratos e crueldade contra os animais, considerados crimes desde 1998, e ampliada em 2020 com Lei que aumentou a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos, cabendo ainda prisão em flagrante ou preventiva.

      O Delegado salientou a defesa dos direitos dos animais como uma das grandes pautas da atuação de órgãos de segurança e a importância da denúncia para apuração do crime. “Todos precisam ter consciência de que as autoridades precisam ter conhecimento dos casos para análise. Não tem como a Polícia Civil responsabilizar as pessoas que cometem os crimes sem no mínimo uma denúncia, testemunha ou prova documental mínima”, afirmou Matheus.

       A partir da subnotificação, a Delegacia identifica se há situação de maus-tratos ou de hipossuficiente econômica, quando famílias não tem condições de manter o animal, e faz os encaminhamentos devidos.

Validade indeterminada para laudo de TEA e síndrome de Down é tema de PL

A Câmara Municipal analisará projeto de lei estabelecendo ao município de Uruguaiana que não recuse laudo médico pericial atestando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou a síndrome de Down em razão da data do exame ou de emissão.

        A proposta dos vereadores Carlos Delgado, José Carlos Zaccaro e Paulo Kleinubing (Progressistas) foi encaminhada às Comissões Técnicas no dia 23 de março de 2023.

      O objetivo é tornar indeterminado o prazo de validade do laudo médico pericial, evitando submeter as pessoas e familiares às excessivas e desnecessárias burocracias em busca de benefícios assistenciais ou previdenciários. Considera-se a condição permanente desses diagnósticos.

Ações do documento