Notícias

Pl para manutenção de serviços da SEDES é analisado na Câmara

Tramita em regime de urgência urgentíssima o Projeto de Lei nº 37/21 que dispõe sobre contratações vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES).

       Na reunião do dia 15 de abril de 2021, a matéria de autoria do Poder Executivo foi apresentada e encaminhada para análise das Comissões Técnicas da Casa.

      As contratações são de até 74 profissionais, visando continuidade dos serviços prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social I Cabo Quevedo, II Bela Vista e III Rui Ramos; pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Equipe de Abordagem Social; Serviço de Acolhimento – Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes; Serviço de Acolhimento – Abrigo Institucional para Adultos e Família; Centro de Referência em Atendimento à Mulher e equipe de Gestão.

        As vagas são para assistente social (até quinze); psicólogo (até doze); pedagogo (até quatro); contador (até uma); advogado (até duas); cuidador (até trinta e seis) e motorista (até quatro), e serão distribuídas e preenchidas de acordo com classificação dos candidatos e as necessidades dos serviços; projetos; programas e ações da SEDES.

 

Informações do transporte público são requerida

A situação atual do transporte público de passageiros será questionada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

         Na reunião do dia 15 de abril de 2021, o vereador Juca (Joalcei Gonçalves), em conjunto com a Bancada Progressista, apresentou requerimento com pedido de informações para o Poder Executivo.

        De acordo com o parlamentar, há diversas reivindicações de usuários sobre as condições atuais do transporte público de passageiros. Busca-se detalhamento de horários, contrato, condições dos veículos e periodicidade das manutenções. “É nosso dever fiscalizar essa questão”, finalizou Juca.

Memorial das vítimas de COVID-19 é proposto

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal analisarão proposta de criar o Memorial Virtual das Vítimas da COVID-19 em Uruguaiana.

          O projeto de Lei de autoria do vereador Adenildo (Bispo) Padovan (Republicanos) foi apresentado dia 15 de abril de 2021.

           A matéria cria espaço no site oficial de Prefeitura, prestando homenagem às vítimas fatais da doença, aos profissionais envolvidos no combate à pandemia e podendo incluir testemunhos de parentes e amigos das vítimas.

          O Memorial Virtual das Vítimas da COVID–19 consolidará dados estatísticos e demais informações acerca dos efeitos dessa pandemia no município, incluindo sua evolução, história, comparação com seu efeito em outros municípios e notícias a ela relacionadas. A ferramenta abrigará registro histórico, fotografias, vídeos, reportagens dentre outros, no período compreendido entre o início e o fim da vigência do Decreto Municipal de calamidade, que regulamenta as medidas temporárias para o enfrentamento da emergência pública.

           “A memória é um dos pilares que dá sentido à vida. O PL vem com a finalidade de homenagear as vítimas e justifica-se em sua essência, pela oportuna e necessária preocupação institucional do legislativo uruguaianense”, afirmou Padovan.

Aprovado dia do Cão de Polícia

Projeto de Lei que institui o Dia do Cão de Polícia foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana na reunião do dia 15 de abril de 2021.

       Proposta pelo vereador Clemente Correa (PDT), a data fica estabelecida em 4 de outubro, correspondente ao Dia de Francisco de Assis, Padroeiro dos Animais.

       A matéria viabiliza que na data as forças de segurança pública e a Receita Federal realizem apresentações públicas relacionadas ao trabalho desenvolvido pelos Cães de Polícia, inclusive para fins de registro oficial junto às instituições e à Administração Pública Municipal. Também estabelece que o município poderá firmar convênios e parcerias com instituições e universidades públicas e privadas da área de medicina veterinária para o cuidado e o atendimento aos cães de Polícia.

         Sob a responsabilidade e o acompanhamento do condutor, os cães de polícia podem participar de atividades, projetos e ações sociais, voltadas à demonstração do trabalho policial, à articulação e ao envolvimento com a comunidade.

            Considera-se Cão de Polícia aquele animal canino que se encontra sob a posse, a proteção, o cuidado e a responsabilidade das forças de segurança pública municipal, estadual e federal e da Receita Federal, destinado às ações de detecção e faro de explosivo e drogas, busca, captura, socorro, salvamento e policiamento em geral.

 

Essencialidade de templos religiosos é tema de PL

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão Projeto de Lei que busca estabelecer como essenciais as atividades que específica, realizadas em igrejas e templos de qualquer natureza.

       A proposta da Bancada Republicanos, composta pelos vereadores Adenildo (Bispo) Padovan, Paulo Kleinubing e Zulma Ancinello, foi apresentada dia 13 de abril de 2021.

       O PL estabelece como atividade essencial, vedando-se o impedimento de seu funcionamento, o trabalho social que envolva o recebimento e a entrega de doações de alimentos, agasalhos ou similares; e missas, cultos presenciais ou similares.

      Dessa forma, as ações podem ser mantidas em tempo de emergência ou calamidade pública, sendo assegurado o atendimento presencial, obedecidas as normas sanitárias determinadas pela autoridade competente.

      Conforme justificado na matéria, estas instituições apresentam-se como uma atividade fundamental, não só pelo seu caráter social e assistencial, mas também no amparo espiritual e mental das pessoas, principalmente diante de um futuro incerto e visivelmente instável economicamente. São nesses momentos de dificuldade que levam a maioria das pessoas a buscarem auxílio e conforto nas suas crenças.

       A proposta está disponível para conhecimento e sugestões na ferramenta “Wikilegis” no site da Câmara. O espaço permite que o cidadão manifeste se apoia ou não projeto e encaminhe emendas.

         Acesse pelo link: https://edemocracia.uruguaiana.rs.leg.br/wikilegis/

 

Legislativo acompanha trabalho por Centro Especializado em Autismo

O município de Uruguaiana pleiteará a implementação de Centro Especializado em Autismo.

         No espaço da tribuna livre, dia 13 de abril de 2021, o líder de Governo, Juca Gonçalves registrou a participação da Bancada Progressistas, composta ainda pelos vereadores Carlos Delgado, Egídio de Carvalho e José Carlos Zaccaro, no pleito para Uruguaiana ser contemplada.

           “A prefeitura anunciou a formação de equipe técnica para elaborar projeto que oficializará o interesse em sediar uma das unidades da Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA). A Câmara Municipal está acompanhando e somando ao trabalho em conjunto, no que nos couber”, considerou Juca.

         O Programa TEAcolhe instituído através de decreto do governador Eduardo Leite no dia 5 de abril de 2021, cria 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR), com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

            O Governo do Estado publicou edital para as cidades apresentarem a sua estrutura e preencher os requisitos exigidos para cada modalidade. O governo do Rio Grande do Sul prestará um auxílio financeiro mensal para a manutenção dos centros.

Inclusão de Conselheiros Tutelares na vacinação contra COVID-19 é solicitada

Na reunião do dia 13 de abril de 2021, foi apresentada em plenário indicação para que sejam incluídos na vacinação prioritária contra COVID-19 os Conselheiros Tutelares do município.

        A proposta da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) será encaminhada ao Poder Executivo para apreciação.

         “Esses profissionais têm atividades rotineiras de visitas em residências, hospital, UPA e delegacias, estando constantemente em risco pela exposição e contato direto com as pessoas. Em Uruguaiana quatro Conselheiros Tutelares já contraíram o vírus, contaminando também seus familiares”, afirmou Zulma.

          De acordo com a parlamentar, 26 municípios do Estado já incluíram os profissionais na lista de prioridade e foram vacinados. Também destacou que são apenas cinco conselheiros em Uruguaiana, não representando prejuízo à distribuição de vacinas aos demais grupos de risco.

 

 

 

Câmara indica criação de Auxílio Emergencial Municipal

A criação de “Auxílio Emergencial Municipal” atendendo as necessidades dos munícipes que não estão podendo exercer suas atividades durante a pandemia do novo CoronaVírus será indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

      A sugestão da Bancada do PDT, composta pelos vereadores Manoela Rosa Couto e Marcelo Lemos, foi aprovada na reunião do dia 13 de abril de 2021 e será encaminhada ao Poder Executivo para estudo da viabilidade.

      Na apresentação da proposta, o vereador Marcelo citou políticas públicas semelhantes já implementadas em outros municípios do Brasil. Também em estados como o Rio Grande do Sul que beneficiará trabalhadores e empresas dos setores de alimentação, hospedagem, eventos, pessoas desempregadas e mulheres chefes de família.

        “Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas atingidas pela grave crise econômica e social gerada pela pandemia, o auxílio reaquece a economia mantendo a estrutura econômica ativa. A origem do auxílio tem inúmeras possibilidades, como superávits orçamentários, remanejo se saldos e Fundos já existentes como o de desenvolvimento”, afirmou o parlamentar.

Visitas virtuais a pacientes com COVID-10 são sugeridas

A viabilidade do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana implantar sistema de visitas virtuais a pacientes internados com COVID-19 é requerida pelo Poder Legislativo.

        Indicação apresentando a proposta de autoria da Bancada Progressistas, vereadores Carlos Delgado, Juca (Joalcei Gonçalves), José Carlos Zaccaro e Egídio Carvalho, foi aprovada dia 13 de abril de 2021.

          A sugestão dá-se diante da impossibilidade da visitas presenciais aos pacientes e o reconhecido benefício do apoio familiar para recuperação dos mesmos, através do contato de otimismo e motivação.

           O documento propõe a realização de contato pelo menos três vezes ao dia, com a utilização de um celular ou tablet. O serviço pode ser mediado por psicóloga, assistente social ou enfermeira da Santa Casa, através de vídeochamada agendada.

          “Também ponderamos que nossos gabinetes têm recebido diversas visitas de familiares aflitos por notícias, afirmando que o Hospital realiza somente um telefonema por dia, para informar a situação atual de seu familiar internado”, considerou Juca.

Comissão solicita atualização de dados

         A Comissão Especial de Revisão Legal da Câmara Municipal de Uruguaiana publicou, no dia 6 de abril de 2021, ato oficial para que entidades declaradas de Utilidade Pública apresentem atualização cadastral para manutenção do título. Até o dia 8 de maio dados como CNPJ, Estatuto ou Contrato Social, Atual Diretoria e Endereço completo devem ser encaminhados ao Poder Legislativo.

         “Esse trabalho é uma das etapas planejadas para revogação de leis obsoletas no município que não tem mais validade. A Comissão está oportunizando a atualização, valorizando instituições que seguem as ações filantrópicas e tirando do sistema legal entes que não existem mais”, afirma o presidente da Comissão, Marcelo Lemos.

           Hoje são 160 leis normas com essa finalidade. A primeira datada de 1957 que considera de utilidade pública os postos de iluminação, colocados frente o quartel do 4º grupo de artilharia 75 a cavalo, na estrada que vai para Barra do Quaraí.

           A documentação deverá ser encaminhada via e-mail ao Poder Legislativo (protocolo@uruguaiana.rs.leg.br) ou ser entregue no protocolo da Câmara Municipal de Uruguaiana no horário das 8h às 14h. A falta da atualização e da documentação poderá ensejar a revogação da declaração de Utilidade Pública.

         A relação das entidades declaradas de utilidade pública poderão ser consultadas na página oficial do Poder Legislativo (no link SAPL https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/norma/pesquisar, escolher Norma Jurídica – preencher Assuntos: Utilidade Pública).

        Ou acesso direto CLICANDO AQUI.

Câmara aprova repasse de 2 milhões à Santa Casa

O Projeto de Lei nº 33/21, com Substitutivo n° 01/2021, foi apresentado, analisado pelas Comissões Técnicas, votado e aprovado na reunião deste dia 8 de abril de 2021.

          A proposta do Poder Executivo que autoriza o repasse de R$ 2.000.000,00 ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana teve tramitação com celeridade pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

             Os valores visam auxílio financeiro nas despesas com o atendimento da demanda expressiva de pacientes motivada pela pandemia de COVID-19. O valor poderá ser repassado em parcelas mensais conforme Plano de Trabalho, a ser submetido e aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde. A Santa Casa deverá proceder na prestação de contas ao Município, no prazo de, no máximo, 15 dias, a contar do repasse em conta-corrente indicada pela direção do Hospital.

 

 

Legislativo acompanha Farmácias nos Bairros

         O Projeto “Farmácias nos Bairros” está em implementação no município, com a finalidade de ampliar o acesso população à assistência farmacêutica. O vereador José Carlos Zaccaro (Republicanos), autor de indicação sugerindo a criação do Programa Municipal de Farmácias Satélites, apresentado em 12 de janeiro, acompanha a ação.

          No dia 8 de abril de 2021, o parlamentar visitou as Unidades de Saúde com o Secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori, para acompanhar o andamento das obras de instalação. Inicialmente entrarão em funcionamento as farmácias em anexos aos ESFs nº 07 (União das Vilas), 14 (Tabajara Brites) e 15 (Vilas Hípica I e II).

            “A iniciativa beneficiará mais de 25.000 famílias que necessitam do atendimento médico e assim terão a oportunidade de já sair com seu medicamento após a consulta. Acontecerá o desafogamento da Farmácia Básica, com o fácil acesso aos medicamentos nos bairros mais populosos”, afirma Zaccaro.

            Participa do projeto o curso de Farmácia da Unipampa-Campus Uruguaiana.

Moção contra a retirada do plebiscito para venda de estatais será encaminhada

O Projeto de Emenda Constitucional nº 280/19 que tramita na Assembleia Legislativa propõe a dispensa da consulta por plebiscito para a venda das estatais no Rio Grande do Sul.

          Na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana do dia 6 de abril de 2021, foi aprovada moção de repúdio de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), com maioria dos votos em plenário.

            De acordo com o apresentado, a revogação de artigos da Constituição refere-se a noticiada intensão do Governo Estadual privatizar CORSAN, PROCERGS e BANRISUL. “Entendo que a população tem direito de decidir e ser consultada sobre estes temas. Ademais, tais empresas são essenciais para o desenvolvimento do nosso Estado e a eventual fragilização da posição pública das mesmas pode acarretar em importantes perdas econômicas”, afirma Marcelo.

Aprovada abertura de crédito de R$ 1.900.000,00 para saúde

        O Projeto de Lei nº 32/21 foi aprovado pelos vereadores na reunião do dia 6 de abril de 2021. A matéria autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 1.900.000,00 no Fundo Municipal de Saúde.

          A finalidade é realocar recursos no orçamento, visando auxílio financeiro ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, frente à demanda expressiva de pacientes, motivada pela pandemia de COVID-19, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Saúde para enfrentamento da emergência de saúde nacional.

           Na oportunidade, a gestora do Hospital, Thaís Aramburu, utilizou a tribuna para expor os dados de lotação, aquisição de equipamentos e estoque do kit para tratamento e entubação de pacientes com Covid-19. “Estamos vivendo uma situação inédita, mas estamos passando de forma digna. Nossos estoques são controlados e em nenhum momento ficou zerado, enquanto em outras cidades houve falta de insumos”, garantiu Thais.

Conscientização do Autismo é destaque na Câmara

         Representantes do Grupo de Pais e Amigos de Autistas de Uruguaiana, Caminho Azul, explanaram na Câmara Municipal de Uruguaiana sobre o trabalho, os desafios, as reivindicações e os planos para a instituição. A presença no dia 6 de abril de 2021 foi proposta pelo vereador Paulo Kleinubing (Republicanos), em virtude do transcurso do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril.
         O presidente da entidade, Luis Gustavo Schlosser, registrou que as atividades são voltadas para o atendimento especializado de famílias e pessoas com autismo e síndrome de down. As ações são voltadas à educação, saúde, lazer e todas esferas que garantam qualidade de vida aos atendidos. Na oportunidade foram apresentados como demandas a necessidade de novo local para o Grupo e o pedido de inclusão na prioridade na vacina contra Covid-19.
          Durante a reunião, também fez uso da palavra a vice-presidente, Gladis Dal Prá Almeida. “Antes do Covid-19 a vida já era restrita, muitas vezes somos isolados do convívio da sociedade pelo comportamento dos nossos filhos. A pandemia piorou isso e também as questões de saúde e educação”, afirmou Gladis. Entre as dificuldades apontadas está falta de material adaptado para ensino remoto.


Ações do documento