Tombamento histórico de prédio na Antiga Viação Férrea é indicado

A Câmara Municipal de Uruguaiana indicará ao Poder Executivo que determine o tombamento histórico do prédio localizado no meio da quadra da Antiga Viação Férrea.

A solicitação do vereador Rafael Alves (PMDB) considera a importância histórica do local e a possibilidade de aproveitamento para ações de preservação à cultura.

O prédio citado servia de residências dos Diretores da Empresa Inglesa que construíram a linha Férrea de Itaqui a Barra do Quaraí. Datado de 1908, o espaço ainda guarda em seu interior a beleza da arquitetura sóbria com bastante solidez, mosaicos antigos, escadaria em madeira torneada com vários compartimentos próprios para dormitórios e armários embutidos.

“São 110 anos de história. Esse local comporta perfeitamente um museu, por exemplo”, considerou Rafael sobre a proposta de tombamento histórico.