Solenidade marca 172 anos de Emancipação do município

Na semana de celebração pela passagem dos 172 anos de Emancipação de Uruguaiana, o Poder Legislativo realizou sessão solene alusiva à data. O momento de homenagens a cidadãos de relevantes serviços prestados ao município e referência à autonomia política e administrativa de Uruguaiana foi realizado na noite de quinta-feira, dia 24 de maio de 2018.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes e acompanharam os trabalhos o Prefeito, Ronnie Mello, o Deputado Federal Frederico Antunes, autoridades militares, os vereadores Fernando Tarragó, Josefina Soares, Carmelo Madeira, Carlos Delgado, Zulma Ancinello, Rafael Alves , Vilson Brites, Eric Lins, amigos e familiares dos homenageados.

Ao motorista Paulo Roberto Teixeira foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito, por indicação do vereador Vilson José Brites Borges. “Nesse contexto de crise que vivemos, onde os motoristas são protagonistas de um luta que é de todos, estamos homenageando um homem desta classe que tem virtude e reconhecimento público”, afirmou Vilson Brites.

As Medalhas de Ouro-Grande Condecoração Municipal foram recebidas por dois cidadãos. Ricardo Pereira Duarte foi indicado à láurea pelo vereador Eric Lins. “Artista, escritor, produtor rural, entre os inúmeros talentos desenvolvidos. Cria desta terra de grande orgulho a todos”, considerou Lins.

O major Rinaldo da Silva Castro recebeu a condecoração por sugestão do vereador Carlos Delgado de David. O proponente destacou a atuação do militar junto a comunidade e ao órgão “Trabalho que traz esperança e é de extrema relevância, como as ações defesas civil realizadas” explanou.

Os títulos honoríficos de “Cidadão de Uruguaiana” foram entregue a Miguel Angelo Evangelista Jorge, por designação do vereador Mano Gás que frisou a trajetória de trabalho do homenageado. “Reconhecida a luta pela malha ferroviária de Uruguaiana, que a nossa homenagem auxilie na força para essa causa e sua continuidade”, expôs Mano.

Também recebeu o título o médico Silas Mello, por denominação da vereadora Josefina Soares Brüggemann que considerou “Seu trabalho pela saúde da mulher, com seu brilho interior, luta e coragem, sendo assim merecedor do nosso respeito”.

O delegado do Polícia Federal, André Luiz Martins Epifânio, por indicação do vereador Irani Fernandes, através da Mesa Diretora recebeu o título com destaque para sua atuação na segurança pública e engajamento social. “Dedicação e atenção às dificuldades de Uruguaiana. Gestos realizados pelo nosso homenageado não podem deixar de serem reconhecidos”, ressaltou Irani.

O discurso em nome da Câmara Municipal pela data foi realizada pelo vereador Rafael Alves, com relato da história de Uruguaiana e saudação aos homenageados. “São expressões da nossa comunidade, o que sentimos aqui, representada pelos títulos, é o que a comunidade expressa”, concluiu Rafael.

Mais fotos na página da Câmara Municipal no Facebook.