Projetos de Lei relacionados a Guarda Municipal tramitam na Câmara

Três projetos de Lei que tratam da segurança municipal estão em análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

As matérias foram apresentadas na reunião da quinta-feira, dia 17 de maio de 2018. São eles os projetos de Lei nº 50, 51 e 52 de 2018.

O primeiro modifica a Lei Municipal que institui a Guarda Municipal de Uruguaiana. A proposta atende à Lei Federal do Estatuto Geral das Guardas Municipais e da Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais. Ainda torna efetiva e legítima a atuação da corporação na fiscalização de trânsito, nas vias e logradouros públicos do município, acrescentando às atribuições do cargo a orientação de pedestres e condutores de veículos e a autuação aos infratores, de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro e legislações pertinentes.

O PL 51/18 altera as descrições sintética e analítica das atribuições do cargo de Guarda Municipal. Também acrescentando nas atribuições do agente público o exercício das competências de trânsito.

Também tramita nas Comissões o PL 52/18 que autoriza o pagamento de “jetom” aos membros Junta Administrativa de Defesa da Autuação (JADA) e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). A JADA aprecia e julga as defesas prévias interpostas contra notificações de autuações de trânsito e a JARI é responsável pelo pelo julgamento dos recursos interpostos contra as penalidades impostas pela autoridade municipal de trânsito. O PL dispõe sobre recebimento de 50 URMs pelos membros e dá outras providências.