Programa de Microcrédito é destaque na Câmara

O espaço da Tribuna Livre desta quinta-feira, dia 9 de agosto, foi utilizado para exposição do Programa Microcrédito da Prefeitura Municipal. Por solicitação do vereador Rafael Alves (MDB), foi oportunizada manifestação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, representada pela servidora Rosa Paes.

De acordo com o apresentado, o Programa é referência no Estado com reconhecido através de prêmios e considerada a agência que mais empresta valores a empreendedores. Desde agosto de 2013, mais de 3 milhões foram direcionados e a carteira é de 600 de clientes.

São beneficiados empreendedores formais e informais de qualquer área como indústria, comércio ou prestação de serviços. Entre os valores disponibilizados estão 10 mil reais para capital de giro e 15 mil reais para investimentos.

Conforme Rosa, a maior clientela é de microempreendedores individuais e não há inadimplência no Programa, sendo registrado apenas cinco processo que foram para cobrança judicial nos seis anos de existência. “Esse fato deve-se ao acompanhamento que se dá aos investidores, nosso diferencial, com orientação sobre as aplicações e realização de palestras e capacitações aos beneficiados”, afirma a servidora.

O vereador Rafael salientou que essa é uma grande possibilidade para interessados empreenderem de maneira rápida e sem burocracia. “Já somos referência em investimento, com o poder público sendo mediador desse trabalho”, considera o parlamentar.