Personalidades são homenageadas em alusão à Proclamação da República

         A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão solene alusiva à data da “Proclamação da República”. Na noite de terça-feira, dia 14 de novembro, receberam homenagens cidadãos com serviços prestados à comunidade.

           Diploma de Honra ao Mérito foi entregue a Celemaster, representado pelo presidente Auri Guedes Pereira, por proposição da vereadora Josefina Soares (PP). A trajetória do time feminino de futsal foi explanada pela parlamentar com campeonatos vitoriosos e convocação de atletas para seleção brasileira e argentina, mas destacando os desafios para mulheres no esporte e os preconceitos enfrentados pelas meninas.


         A honraria também foi concedida a Armando Medina Falcão, por proposta do vereador Eric Lins (DEM). O homenageado trabalha na defesa dos animais, sendo pioneiro do movimento em prol da saúde e bem-estar animal no município. Acolhe cerca de 70 animais em sua residência, além do trabalho no grupo “Amigos do Canil”.


        O presidente da Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU), Arlindo Cunha Brasil, por sugestão do vereador Vilson Brites Borges (PMDB), recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. “Tantos anos de dedicação à classe devem ser reconhecidos”, considerou Brites sobre o homenageado, frisando as ações na Associação e como apoiador do esporte amador em Uruguaiana.


          Na solenidade, a Grande Condecoração Municipal (Medalha de Ouro) será conferida a Luis Oscar Kessler. O nome do presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana foi indicado pela vereadora Zulma Ancinello (PRB) que considerou a integridade do homenageado e o emprenho nas ações de desenvolvimento e progresso do nosso município.


            O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi recebido por José Ivelto Castagna, através da proposição do vereador Clemente da Silva Corrêa (PSDB). Natural de Santa Maria, Castagna está a frente da administração da empresa Brangus no município. “Investimentos prósperos demandam envolvimento, carinho pela nossa terra e comprometimento”, considerou Clemente.


          A locução alusiva à Proclamação da República e ao Dia da Bandeira foi proferida pelo diretor Legislativo, Loeci Albeche. Na oportunidade foi relatada a história do país em referência ao início do presidencialismo no Brasil, a importância da mudança na forma de governo e o surgimento do sentimento nacionalista. Também o contexto atual da nação democrática e as potencialidades no país e do povo brasileiro. A respeito do Dia da Bandeira, 19 de novembro, expressou-se dizendo que segundo Miguel Lemos Ordem e Progresso significa "o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim". Encerrou dizendo "temos a honra de celebrar este dia em que se comemora o Dia da Bandeira Nacional: síntese emblemática do orgulho se sermos brasileiros".