Notícias

Ruas poderão levar nomes de personalidades incentivadoras do esporte

       Luis Mauro Gomes e Egon Ziel poderão ser homenageados através da denominação de ruas do Conjunto Habitacional Dr. Olavo Rodrigues. No dia 6 de fevereiro de 2024, o vereador Paulo Kleinubing (Republicanos) apresentou projetos de leis sugerindo esses nomes das ruas C e O, respectivamente.

    Conforme o proponente, Luis Mauro Gomes era referência na área da contabilidade e prestava muitos serviços voluntários. Além disso, como um entusiasta do esporte e gremisto fanático, ele deixou sua marca no cenário esportivo local, contribuindo de maneira notável para os times e torcidas da Uruguaianense (futsal) e da Sercontec (jogos comerciários).

       Egon Ziel foi notável como empreendedor e pioneiro na região na revenda de pneus de todas as marcas e recapagem de pneus; foi criador, fundador e o financiador do time da Associação Esportiva Uruguaianense. Deixou um legado de muita perseverança, honestidade e trabalho.

         Os projetos de lei serão analisados pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

Atendimento adequado no comércio em dias de liquidação é solicitado

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitando medida para garantir um atendimento adequado nos estabelecimentos comerciais que realizam promoções de produtos/serviços.

        A demanda foi apresentada pelo vereador Clemente Correa (PDT), no dia 7 de fevereiro de 2024, e será encaminhada ao Poder Executivo.

      O parlamentar considera locais do comércio em períodos de liquidações quando há grande aglomeração de pessoas e filas extensas. Ele destaca a importância de garantir condições mínimas para o atendimento ao consumidor, incluindo a disponibilidade de instalações sanitárias e água.

       “Nos últimos dias de calor extremo, pessoas aguardaram horas em filas, sem que os estabelecimentos comerciais contassem com infraestrutura mínima e cuidado mínimo ao bem-estar dos clientes”, afirma Clemente.

Projeto proíbe nomeação de servidores públicos condenados pela Lei Maria da Penha

A Câmara Municipal de Uruguaiana analisará projeto de lei que veda a nomeação para cargos públicos no município de pessoas condenadas através dos dispositivos da Lei Maria da Penha.

         A proposta do vereador Clemente Correa (PDT) foi encaminhada às Comissões Técnicas no dia 6 de fevereiro de 2024.

     Trata-se da proibição, no âmbito da administração pública direta e indireta, para investidura em todos os cargos efetivos e em comissão de livre nomeação e exoneração, com condenação em decisão transitada em julgado, nas condições da Lei n.º 11.340/06, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

      O parlamentar destaca a importância da administração municipal contar com instrumentos legais que dificultem o acesso no serviço público de pessoas com histórico de agressões e violência contra as mulheres. “É incabível e inaceitável que indivíduos condenados pelos crimes da Lei Maria da Penha ocupem cargos em que sabidamente há necessidade de convívio com mulheres, tanto servidores públicas quanto pessoas da comunidade”, afirma Clemente.

 

Adaptação de sinais sonoros das escolas para autistas é estudada

Projeto de Lei que obriga as instituições de ensino a substituirem sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais adequados a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será analisado pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

      Apresentada na reunião do dia 6 de fevereiro de 2024, a matéria é de autoria dos vereadores do partido Progressistas Juca (Joalcei Gonçalves), José Carlos Zaccaro e Carlos Delgado.

    A matéria busca poupar os estudantes com hipersensibilidade sensorial de incômodos ou crises, em prol da inclusão e bem-estar. Pessoas com TEA são mais sensíveis aos estímulos do ambiente, como sons. Sinais sonoros como sirenes e campainhas podem ser particularmente perturbadores.

     Segundo os autores do projeto, a simples mudança é de grande eficácia para não gerar incômodo e sofrimento. “Isso fará a diferença nos experiências escolares, permitindo que os estudantes com TEA frequentem as escolas de forma mais agradável e saudável possível”, afirma Juca.

      O Pl também estabelece que no perímetro dos estabelecimentos de ensino deverá haver sinalização adequada à proibição do uso de equipamentos sonoros, com os símbolos de acessibilidade. Após a tramitação do projeto de lei na Câmara Municipal, aprovação e sanção, os estabelecimentos de ensino terão o prazo de 180 dias para adequação às suas determinações.

Câmara retoma as reuniões semanais de terças e quintas-feiras

A Câmara Municipal de Uruguaiana retomou, no dia 6 de fevereiro de 2024, as reuniões semanais que se destinam às atividades normais de Plenário

         Às terças e quintas-feiras, a partir das 9h30min, os vereadores reúnem-se para apresentação, discussão e deliberação de matérias que podem ser projetos, requerimentos, vetos, pareceres, indicações, moções, emendas à Lei Orgânica, entre outros dispositivos do Regimento Interno da Casa.

    Entre as proposições apreciadas estiveram três requerimentos para uso do espaço de tribuna livre; 32 requerimentos e cinco indicações, com pedidos de providências em diversas áreas aos setores responsáveis. Projetos de lei também estiveram na pauta, sendo aprovados dois que viabilizam a destinação de 500 mil reais para o carnaval Fora de Época.

      Às Comissões Técnicas da Câmara foram encaminhados nove projetos de lei para análise. Em regime de urgência urgentíssima os projetos de autoria do Poder Executivo n.º 11 que dispõe sobre contratações, por tempo determinado, de profissionais para compor o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vinculado à Secretaria Municipal de Administração (SECAD), e n.º 12/24 que dispõe sobre a contratação de Médicos de Família e Comunidade para integrarem as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF); e de origem da Mesa Diretora, PL nº 10/24 que institui o Programa de Auxílio-alimentação aos servidores públicos ativos da Câmara Municipal de Uruguaiana.

       De autoria de parlamentares foram apresentados dois projetos do vereador Paulo Kleinubing que denomina Luis Mauro Gomes a rua C, do Conjunto Habitacional Dr. Olavo Rodrigues e que denomina Egon Ziel a rua O, do Conjunto Habitacional Dr. Olavo Rodrigues.

               Do vereador Clemente Correa foram três: declara de Utilidade Pública a Sociedade Esportiva e Recreativa Escola de Samba Bambas da Alegria; declara Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Uruguaiana a cultura, a arte, a religião e a tradição do Povo de Terreiro e as comunidades tradicionais de matriz africana; e veda a nomeação pela Administração Pública Direta e Indireta de Uruguaiana de pessoas condenadas pela Lei Federal n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006.

          Da Bancada Progressistas, composta pelos vereadores Carlos Delgado, Egídio Carvalho, Juca (Joalcei Gonçalves) e José Carlos Zaccaro, é a autoria do PL que obriga a substituição de sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais adequados a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos estabelecimentos de ensino localizados no Município.

Autorizados recursos para o Carnaval Fora de Época

Na reunião do dia 6 de fevereiro de 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou dois projetos de lei que viabilizam o repasse financeiro para realização do Carnaval Fora de Época de 2024.

      As propostas do Poder Executivo foram apresentadas, as Comissões Técnicas emitiram pareceres e os projetos foram votados. O PL n.º 14/24 autoriza o município a repassar recursos financeiros, a título de subvenção social, a Associação das Escolas de Samba do Primeiro Grupo de Uruguaiana (ASESGRU) no valor de R$ 500.000,00.

     O valor deste repasse destina-se a fomentar o desenvolvimento de ações culturais pelas escolas de samba de Uruguaiana com o intuito de preparar as agremiações para o Carnaval de 2024. O acompanhamento, fiscalização e avaliação da aplicação dos recursos será realizado por Comissão nomeada por ato do Chefe do Executivo.

    As matérias consideram o importante contexto sociocultural que envolve o evento e atrai milhares de turistas do Brasil e de outros países do Mercosul, sendo referência turística e cultural, movimentando comércio e serviços, e gerando emprego e renda.

      O PL n.º 13/24 trata da abertura de crédito especial deste valor no orçamento vigente, alocando recursos em rubricas do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, conforme aprovação do Conselho do órgão, e da Secretaria Municipal de Cultura.

Uruguaiana recebe Alegrete para tratar das Escolas do Legislativo

       Na manhã do dia 31 de janeiro de 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu a visita do vice-presidente da Câmara de Alegrete. Na pauta, as ações desenvolvidas pelas Escolas do Legislativo de ambas cidades.

      O presidente anfitrião, vereador Adenildo Padovan, e o diretor da Escola Dr Homero Tarragó, Ricardo Simas, receberam o vice-presidente da Câmara de Alegrete, vereador Enio Bastos, acompanhados do vereador Paulo Kleinubing.

Câmara presente na inauguração da sede da PROGEM

          No dia 26 de janeiro de 2023 foi realizada cerimônia de inauguração da sede Procuradoria-geral do município. Prestigiaram o ato os vereadores, presidente do Legislativo, vereador Adenildo Padovan, e vereadores Juca (Joalcei Gonçalves), Carlos Delgado, Zulma Ancinello, Clemente Correa e Egídio Carvalho.

        As novas instalações do setor são no andar acima do Teatro Municipal. À Procuradoria-Geral do Município compete a assistência e o assessoramento aos órgãos da administração pública no trato das questões judiciais e legais. Cabe à Procuradoria-geral a representação e a defesa judicial e extrajudicial do Município, além do assessoramento técnico aos diferentes órgãos da administração.


Definida a composição das Comissões Permanentes para 2024

No dia 23 de janeiro de 20204, foi publicada a Resolução nº 90/24 estabelecendo as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Uruguaiana para o exercício vigente.

           As Comissões são grupos de trabalho, formados por cinco vereadores cada, com o objetivo de analisar projetos e matérias de acordo com diversos assuntos. Esses órgãos técnicos podem solicitar informações a qualquer autoridade ou cidadão, visando aprofundar a discussão e o conhecimento sobre as proposições. A função é estudar e emitir pareceres técnicos sobre as questões de sua especialidade, aprimorando a técnica legislativa e aprofundando a discussão sobre as matérias a serem transformadas em normas legais.

      Conforme o Regimento Interno, não integram as Comissões o Presidente, neste ano o vereador Adenildo Padovan, e 1ª secretária, vereadora Marcia Fumagalli em 2024.

       As Comissões reúnem-se semanalmente às segundas-feiras e ficaram assim constituídas:

I – CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO:

Analisa o aspecto constitucional ou legal das proposições e toda matéria que necessite de parecer e que não encontre enquadramento em outra comissão.

Presidente: Carlos Delgado (Progressistas)

Vice-presidente: José Clemente Correa (PDT)

Vereadores Juca (Joalcei Alves Gonçalves) (Progressistas); Marcelo Cardoso Lemos (PDT) e Zulma Rodrigues Ancinello (Republicanos).

 

II – FINANÇAS E ORÇAMENTO:

Trata sobre as matérias orçamentárias do município e o aspecto financeiro de toda a proposição que aumente ou diminua a receita ou a despesa. A essa Comissão ainda compete opinar sobre as contas do Prefeito e ex-gestores municipais.

Presidente: Zulma Ancinello (Republicanos)

Vice-presidente: Juca (Joalcei Alves) (Progressistas)

Vereadores Carlos Alberto Delgado de David (Progressistas); Cristiano Dias Bonapace (União Brasil); e Marcelo Cardoso Lemos (PDT).

 

III–SERVIÇOS MUNICIPAIS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MERCOSUL:

Esse grupo trabalha sobre os diversos assuntos pertinentes ao cotidiano dos uruguaianenses. É ligado às ações de organização de serviços públicos como saúde, saneamento, segurança, educação, transporte e assistência social.

Presidente: José Clemente (PDT)

Vice-presidente: Juca (Joalcei Alves) (Progressistas)

Vereadores Antonio Egídio Rufino de Carvalho (Progressistas); Paulo Roberto Inda Kleinübing (Republicanos) e Zulma Rodrigues Ancinello (Republicanos).

 

IV – DIREITOS HUMANOS, ACESSIBILIDADE, DEFESA DO CONSUMIDOR E BEM-ESTAR ANIMAL:

A Comissão recebe queixas e denúncias dos munícipes contra qualquer tipo de atentado aos direitos e deve propor providências. No mesmo sentido atende demandas relativas à acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e dificuldades de locomoção.

Presidente: Egídio Carvalho (Progressistas);

Vice-presidente: Cristiano Bonapace (União Brasil)

Vereadores José Carlos Barbosa Zaccaro (Progressista); José Clemente da Silva Corrêa (PDT); e Paulo Roberto Inda Kleinübing (Republicanos).

 

V – ÉTICA PARLAMENTAR:

Estabelece o processo disciplinar, para atitude de parlamentares. Reunião: Quando necessário.

Presidente: Juca (Joalcei Alves) (Progressistas)

Vice-presidente: Cristiano Bonapace ((União Brasil);

Vereadores José Carlos Barbosa Zaccaro (Progressista); Marcelo Cardoso Lemos (PDT) e Paulo Roberto Inda Kleinübing (Republicanos).

Crédito orçamentário para UPA e Pronto Atendimento é autorizado

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou a abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente, no valor de R$ 933.000,00 proposto através do Projeto de Lei nº 06/24.

        A matéria de autoria do Poder Executivo foi analisado em reunião extraordinária no dia 22 de janeiro de 2024.

         O PL n.º 06/24 aloca recursos em rubricas do Fundo Municipal de Saúde, valor destinado ao pagamento de despesas de exercícios anteriores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro, referente a dezembro de 2023.

 

Câmara aprova matérias orçamentárias em reunião extraordinária

Na sexta-feira, dia 19 de janeiro de 2024, quatro projetos de lei apresentados pelo Poder Executivo foram aprovados pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

Abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 3.016.638,89 está previsto no PL n.º 02/2024. Trata-se de ajuste no orçamento de recursos originários de emendas parlamentares destinados para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; para Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural; e para Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; e para Gabinete do Prefeito à Defesa Civil.

Na íntegra: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/9844

O PL nº. 03/24 inclui, na Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2024, programas e ações para atividades da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural; e o PL nº 04/24 inclui programas e ações de diversas áreas no Plano Plurianual do Município (PPA 2022/2025) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2024).

Este se refere a recursos para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (construções de 12 açudes); da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (pavimentação da rua Adir Máscia; Avenida Setembrino de Carvalho; Rua Ludgerio Muller, e Rua Alcides Trein); da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (para pavimentação do recuo para transporte coletivo, na Avenida Setembrino de Carvalho).

Também Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (cobertura e revitalização da Quadra de Poliesportiva do Distrito de São Marcos; construir Pista de Skate; recuperação de Espaços Esportivos; implantar Academia de Musculação Municipal; construção de Quadra Society; e, construção de Pista de Skate); Fundo Municipal de Cultura (revitalização da Casa de Cultura Dr. João Fagundes); a Secretaria Municipal de Turismo (construção de Centros de Apoio ao Turista) e Fundo Municipal de Habitação (implementação da A Casa É Sua – Construção de Unidades Habitacionais.

Na íntegra pelo link:

PL nº 03/24: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/9845

PL nº 04/24: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/9853

Na reunião, também foi aprovado o PL nº 05/24 que autoriza abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 16.023.987,45. São valores na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural; Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; Fundo Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Turismo; Fundo Municipal de Habitação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal.

Na íntegrahttps://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/9854

 

Recursos para UPA e Pronto Socorro serão tratados segunda-feira

         Projeto de lei que busca autorização do Poder Legislativo para abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente, no valor de R$ 933.000,00 será discutido e votado em reunião extraordinária. Na segunda-feira, dia 22 de janeiro de 2024, às 10h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, as matérias serão apreciadas pelos vereadores.

          O PL n.º 06/24 visa alocar recursos em rubricas do Fundo Municipal de Saúde, valor destinado ao pagamento de despesas de exercícios anteriores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro, referente a dezembro de 2023.

 

Quatro projetos serão apreciados na sexta-feira

            A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza reunião extraordinária na sexta-feira, dia 19 de janeiro de 2024, às 10h, no plenário do Poder Legislativo. Na pauta estarão em análise quatro projetos de lei de autoria do Poder Executivo.

           O Projeto de Lei N.º 02/2024 busca autorização para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 3.016.638,89. A maior parte dos recursos a serem ajustados no orçamento vigente são oriundos de emendas paramentares para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; para Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural; e para Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; e para Gabinete do Prefeito à Defesa Civil.

          Detalhamento no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/9844

          Os investimentos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural estarão incluídos na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 através do PL nº. 03/24 que será apreciado na reunião extraordinária.

         Na íntegra pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/9845

         O PL nº 04/24 inclui programas e ações no Plano Plurianual do Município (PPA 2022/2025) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2024). As inclusões viabilizam a execução de atividades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (construções de 12 açudes); da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (pavimentação da rua Adir Máscia; Avenida Setembrino de Carvalho; Rua Ludgerio Muller, e Rua Alcides Trein); da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (para pavimentação do recuo para transporte coletivo, na Avenida Setembrino de Carvalho).

         Também Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (cobertura e revitalização da Quadra de Poliesportiva do Distrito de São Marcos; construir Pista de Skate; recuperação de Espaços Esportivos; implantar Academia de Musculação Municipal; construção de Quadra Society; e, construção de Pista de Skate); Fundo Municipal de Cultura (revitalização da Casa de Cultura Dr. João Fagundes); a Secretaria Municipal de Turismo (construção de Centros de Apoio ao Turista) e Fundo Municipal de Habitação (implementação da A Casa É Sua – Construção de Unidades Habitacionais.

       Acesse completo: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/9853

        Autorização para abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 16.023.987,45 está prevista no PL n.º 05/24. A proposta realoca valores na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural; Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; Fundo Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Turismo; Fundo Municipal de Habitação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal.

       Pl nº 05/24 na íntegra: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/9854

 

 

CODEPAMPA reuniu-se em Uruguaiana


Nesta sexta-feira, dia 12 de janeiro de 2024, aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal a reunião do CODEPAMPA (Consórcio de Desenvolvimento do Pampa),
Durante o encontro de prefeitos das cidades da região, o Poder Legislativo de Uruguaiana esteve presente, compareceram o Presidente da Câmara de vereadores, Vereador Adenildo Padovan (Republicanos), Vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) representando a ULFRO, Vereador Carlos Delgado (Progressistas), vereador Egídio Carvalho (Progressistas).
Durante o encontro foram tratados diversos assuntos entre eles a demanda do Hospital Federal transfronteiriço de Uruguaiana.

Poder Legislativo realiza reunião

Aconteceu nesta quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, durante o recesso parlamentar, reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Uruguaiana, composta pelo Presidente do Poder Legislativo, pela Secretária e por representantes de cada bancada.

Os parlamentares apresentaram e debateram requerimentos, indicações e moções, também foram lidas as correspondências recebidas do Poder Executivo e de outros órgãos, conforme estabelece a Lei Orgânica sobre os trabalhos neste período.

Foram solicitados e aprovados diversos serviços como reposição de lâmpadas, patrolamento, limpeza e conservação de determinados locais.

Foi solicitado e aprovado o envio de moção de congratulações e louvor as Escolas de Samba que estarão aniversariando neste mês de janeiro.

Ações do documento