Notícias

Policiais Civis do Pronto Atendimento são homenageados

          A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão especial alusiva aos policiais civis da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – DPPA no dia 26 de setembro de 2022. Homenagem a 17 profissionais da segurança foi prestada através de certificados propostos pelo vereador José Clemente Correa (PDT).

        Também compuseram a mesa de trabalho vereador Marcelo Lemos (PDT); Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Roberto Cabrera; Comandante do 1º BPAF, Major Laerte Soares Maciel; 1º DP e DPPA, Delegado Matheus Antunes da Rosa; Comandante da Guarda Municipal, José Carlos Guarche; e o agente de trânsito, Alex Brum.

        Representando os homenageados, o delegado e o policial civil, Leandro Leônidas de Brito, agradeceram a láurea do Poder Legislativo e registraram os desafios e dificuldades da profissão. “Entre as cidades da fronteira, a Delegacia de Uruguaiana atende a maior quantidade de ocorrências. Medidas protetivas, por exemplo, o número é dez vezes maior comparado a Alegrete. Esta honraria significa a valorização do nosso trabalho”, considerou Matheus Antunes da Rosa.

         “No plantão da polícia civil é onde deságua toda violência sofrida pela população. Esses profissionais, sem infraestrutura e efetivo, muitos longe da família, atuam com dedicação e são merecedores de reconhecimento”, afirmou Clemente.

        Na ocasião, dez policiais receberam pessoalmente das autoridades o certificado.

Delegado Matheus Antunes da Rosa

Policial Civil Carlos Alberto Martins Riquelme;

Policial Civil Fernanda Wendler Blaschke

Policial Civil Fernando Sérgio Magno Salles

Policial Civil Leandro Leônidas de Brito

Policial Civil Milena Lopes Bragança

Policial Civil Tiago Silveira Gomes

Policial Civil Vanderlei Silveira de Paula

Policial Civil Roger Werle Uhmann

            Os policiais Cássia Tavares Streb, Guilherme Coffi Ribeiro, Luiz Ricardo Wents da Rocha, Patrícia Essi, Sérgio Antônio Grillo Lesonier, Policial Civil Éderson Silveira dos Santos, Tiago Nunes Ferraz e José Victor Brandão Della Flora também receberão o certificado.


 

 

Trânsito vicinal e questões em fronteira serão debatidos

           Audiência pública será realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana para discutir entre autoridades e comunidade a situação do trânsito vicinal e as questões de fronteira. O evento acontecerá quarta-feira, dia 28 de setembro de 2022, às 18h, no plenário do Poder Legislativo.

         Requerida pelos vereadores Zulma Ancinello, Carlos Delgado e Marcelo Lemos, a audiência pública soma às ações desenvolvidas pela Câmara Municipal e Frente Parlamentar em prol de melhorias na relação internacional e infraestrutura do trânsito vicinal.

            Na pauta estará manutenção periódica da ponte internacional; regulamentação das leis e normas que regem o fluxo entre os países do Mercosul; maior celeridade no trâmite tanto de pessoas como de caminhões; e melhor adequação para que as regras sejam igualitárias.

 

Semana do Trânsito destaca ações e dados da segurança viária

             “Juntos salvamos vidas” é o tema da Semana Nacional do Trânsito de 2022, de 18 a 25 de setembro. No espaço da tribuna do dia 22 de setembro as atividades desenvolvidas e estatísticas de Uruguaiana foram explanadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por proposição do vereador Clemente Corrêa (PDT). A SEGTRAN foi representada pelos agentes de trânsito Eduardo Rocha e Leandro Sanchotene.

         Ações educativas são desenvolvidas ao longo do ano pelo Núcleo da Setran, sendo intensificadas nesta semana. A abertura aconteceu na Escola José Francisco e palestras realizadas em educandários próximos a Avenida Pinheiro Machado. A Semana encerra com blitz educativa no sábado, em frente a prefeitura, com mobilização de toda sociedade, pedestres e motoristas, e diversos segmentos relacionados a segurança viária.

         Na oportunidade foram registrados os dados sobre o trânsito em Uruguaiana. Até o momento, 42 operações “balada segura” foram realizadas. O município tem a 21ª maior frota de veículos do estado (a cada 100 pessoas, 58 possuem veículo); a posição sobre pessoas habilitadas é a 19ª no estado (a cada 100 pessoas, 42 são habilitadas), ou seja, Uruguaiana tem mais veículos do que motoristas habilitados.

          No ranking de acidentes fatais nas vias municipais, Uruguaiana está na 16ª posição, com 63 acidentes que resultaram em 64 mortes. As principais inobservâncias que comprometem a segurança viária é utilização de celular, falta de cinto de segurança e avançar sinal vermelho.

          “As principais infrações são decorrentes de erro humano. Encabeçam a lista do problema basicamente imperícia e imprudência, falta de atenção, velocidade alta, motorista alcoolizado ou mexendo no celular”, afirmou Sanchotene.

Câmara registra 76 anos do SENAC

        Congratulações e Louvor foram entregues ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial pela Câmara Municipal de Uruguaiana, no dia 22 de setembro de 2022, pelos 76 anos da instituição. A diretora em Uruguaiana, Valeska Berman Machado, e Carla Rodrigues, representaram o SENAC que recebeu a homenagem por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT).

        O Senac é o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do país. Contempla cursos presenciais e a distância, em diversas áreas do conhecimento, que vão da Formação Inicial e Continuada à Pós-graduação.

          “É uma instituição sólida que ao longo dos anos prepara qualificadamente milhares de jovens e adultos para uma carreira profissional. Com seu lema, mudando vidas, forma cidadãos, transforma pessoas e merece o reconhecimento do Legislativo”, afirmou Marcelo.

Policiais Civis da DPPA receberão homenagem

          Sessão especial será realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana em homenagem aos Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – DPPA. O evento acontece na segunda-feira, dia 26 de setembro de 2022, às 19h, no plenário do Poder Legislativo, por proposição do vereador José Clemente Correa (PDT).

           Certificados individuais de reconhecimento serão entregues aos profissionais pelos relevantes serviços prestados. O parlamentar destaca que o plantão da delegacia de Polícia Civil recebe uma demanda considerável de trabalho, demonstrando firme compromisso em prestar um serviço público de qualidade a população, onde inclusive, supera falta de efetivo.

            Receberão a láurea:

Delegado Matheus Antunes da Rosa

Policial Civil Carlos Alberto Martins Riquelme

Policial Civil Cássia Tavares Streb

Policial Civil Éderson Silveira dos Santos

Policial Civil Fernando Sérgio Magno Salles

Policial Civil Guilherme Coffi Ribeiro

Policial Civil Leandro Leônidas de Brito

Policial Civil Luiz Ricardo Wents da Rocha

Policial Civil Milena Lopes Bragança

Policial Civil Patrícia Essi

Policial Civil Roger Werle Uhmann

Policial Civil Sérgio Antônio Grillo Lesonier

Policial Civil Tiago Nunes Ferraz

Policial Civil Tiago Silveira Gomes

Policial Civil Vanderlei Silveira de Paula

Policial Civil José Victor Brandão Della Flora

Policial Civil Fernanda Wendler Blaschke

Ouvidoria da Agergs estará na Câmara

          A empresa reguladora dos serviços da concessionária de água e esgotamento sanitário em Uruguaiana, BRK Ambiental, estará presente na Câmara Municipal de Uruguaiana. Nesta quinta-feira, dia 22 de setembro de 2022, às 14h, o coordenador da ouvidoria da Agergs estará manifestando-se no plenário do Poder Legislativo.

         A Agergs é uma autarquia, responsável pelo controle, regulamentação e fiscalização da execução dos serviços públicos transferidos para o setor privado, como é a situação do contrato celebrado em o município e concessionária BRK Ambiental.

          Cabe registrar que a Agers informou a Câmara sobre consulta pública que está sendo realizada até o dia 29 de setembro. A medida trata de apuração e distribuição de ganhos de produtividade de concessionária BRK Ambiental Uruguaiana. O material está publicado no site (nº05/22).

          Mais informações no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/6134

Câmara intensifica trabalho em prol da ponte internacional

        Vereadores reuniram-se nessa segunda-feira, dia 19 de setembro de 2022, para alinhar novas ações e intervir por melhorias na ponte internacional. O fato da interdição na via neste final de semana, reafirma a importância da articulação e cobrança do Legislativo de avaliação profunda e a manutenção periódica da ponte internacional.

            A Frente parlamentar sobre as questões de fronteira foi formada e atua desde março. Nesse momento de agravamento planeja novas ações.

           Audiência pública acontecerá dia 28 de setembro, às 18h30min, e debaterá com autoridades e comunidade o trânsito vicinal.

Sessão especial reúne expoentes históricos do futsal

          A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou solenidade para homenagear os atletas e dirigentes que conquistaram o primeiro título estadual de futsal para o município. A sessão especial proposta pelo vereador Egídio Carvalho, contou com diversos amigos, familiares e admiradores do time do Juventude que fez história do esporte em Uruguaiana. Os vereadores Adenildo (Bispo) Padovan e Celso Duarte coordenaram o evento, com Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Anderson Menezes.

 

             “Hoje é um dia feliz e de emoção. Estamos fazendo uma reparação histórica e valorizando um grande feito inédito protagonizado por um grupo de notáveis idealistas uruguaianenses. É preciso celebrar o pioneirismo do Juventude Atlético Clube no esporte, no tempo do futebol de salão de grandes títulos na década de 60 e abriu caminho para a paixão do uruguaianense pelo futsal”, registrou Egídio.

             Receberam os certificados de reconhecimento Wilson José Cristaldo Vogado, Paulo Barzoni, Antonio Argeo Severo, Beto Lhambi, Andre Olmiro Alves, Virgilio Borba, José Luiz Chiarelli, Antonio Carlos Cosser, e Carlos Souza. Homenagem in memorian foi prestada a Pedro Barzoni, Reinaldo Blanco, Armando Fauque, Derly Prato, e Aramis Gonçalves.

            Fez uso da palavra representando o Grupo de Basqueteiros, Mateus Saldanha Filho, cumprimentando a iniciativa da homenagem, relatando a trajetória dos atletas e a importância do reconhecimento.

         Em nome dos homenageados realizou discurso o Amarelão (Cosser), emocionando os presentes contando sobre as diferenças das épocas da prática do esporte, os atletas destacados ainda vivos para reproduzir a história e os que já partiram.

          “Parece que foi ontem a façanha do Juventude, mas foi em fevereiro de 1965, enquanto o mundo chorava a matança da guerra do Vietnã e o Brasil vivia a ditadura militar, um grupo de jovens de Uruguaiana, cidade longe, que tudo chegava depois, pintava o céu do Rio Grande do Sul de verde e branco. Momentos mágicos, românticos, líricos demais, que estão gravados na história”, referiu-se Amarelão.

 

MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA CÂMARA

 

 

Semana Farroupilha é celebrada em solenidade

           Sessão solene alusiva à Semana Farroupilha foi realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana na noite do dia 15 de setembro de 2022. Em parceria com a Comissão Organizadora dos Festejos, o Poder Legislativo prestou homenagem a cidadãos com destaque em serviços prestados ao tradicionalismo ou causas sociais. 

            A mesa de trabalhos foi presidida pelo vereador Carlos Delgado, com a presença dos vereadores Marcelo Lemos, Celso Duarte, Adenildo (Bispo) Padovan, Zulma Ancinello e Clemente Correa; e prefeito, Ronnie Mello; Comandante do 8º RC Mec, Tenente-Coronel de Cavalaria José Felipe Biasi Filho; Comandante do 6º Batalhão de Choque, Ten. Cel. Otemar Maia Bianchini; e presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2022, Arsênio da Silva Brandli.

         

            Em referência aos homenageados da Comissão fez uso da palavra, Lidia Chamorra Moraes, acompanhada do músico Jorge Abreu.

A homenagem póstuma foi realizada a Geraldo Mello Borges, representada no ato pela viúva, Ivone Borges, foi fundador do grupo Otacílio Borges e deixou um legado de indivíduo prestimoso e consciente da herança cultural gaúcha.

O troféu “Mulher Gaúcha” foi entregue a Marlene Andrade. A pedagoga e técnica agropecuária, entre as ações de preservação da cultura nativista, foi criadora da invernada de danças do piquete Centauros da Tradição e atuou 20 anos na coordenadoria tradicionalista de Uruguaiana, fomentando os aspectos folclóricos e históricos do Rio Grande do Sul.

A vice-coordenadora da 4ª Região Tradicionalista, Sônia Severo Trivisiol recebeu a “Homenagem Especial”. Na oportunidade foi destacada a trajetória de devoção ao tradicionalismo, envolvendo-se em diversas atividades da cultura gaúcha e entidades tradicionalistas.

Na solenidade, foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito a Claudio Aimoré Sisneiro Lyra, por requerimento do vereador Adenildo (Bispo) Padovan. “Pastor que vem realizando um grande trabalho assistencial em Uruguaiana, por exemplo com distribuição de milhares de cestas básicas, e representa muito para a sua comunidade”, afirmou Padovan sobre o homenageado.

A honraria do Legislativo também foi recebida por Luiz Alberto Vargas, por proposição do vereador Clemente Corrêa que ainda fez o discurso alusivo à data. “Servidor público de conduta ilibada que é referência para a família e no seu bairro Cohab, também baluarte do Piquete Tropilha Gaudéria”, registrou Clemente.

Ginásio oficialmente será denominado Adir Neves

      Na reunião do dia 15 de setembro de 2022, foi aprovado projeto de lei que denomina Adir Samuel Barreto Neves, o Ginásio de esportes da EMEF José Francisco Pereira da Silva. A proposição do vereador Carlos Delgado (PP) oficializa a reverência ao professor.

      A Prefeitura entregou as novas instalações do ginásio poliesportivo no dia 11 de agosto, com anúncio da homenagem ao profissional de educação física. “O saudoso professor Adir foi um expoente no fomento ao esporte, tanto na prática quanto na divulgação e valorização através da rádio. Desenvolveu na prática esportiva a formação de atletas cidadãos”, afirmou Delgado.

        Adir Samuel Barreto Neves foi Professor de Educação Física da rede Estadual de Ensino (Escola Estadual de Ensino Fundamental - Hermeto Jose Pinto Bermudez e Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls) e particular (Colégio Marista Sant’ana),. Além disso, dedicou-se de forma intensa no desenvolvimento do voleibol, sendo fundador, em 2010, da Sociedade Uruguaianense de Amigos do Voleibol (SUAV).

Abertura da Santos Dumont para BR 472 é indicada

         A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/RS que estude a viabilidade do prolongamento da avenida Santos Dumont (da esquina do semáforo com a avenida Setembrino de Carvalho) até a BR 472. A indicação do vereador Egídio de Carvalho (PP) foi apresentada na reunião do dia 15 de setembro de 2022.

        O parlamentar sugere abertura um novo acesso para tráfego de pessoas e veículos de menor porte, com a construção, após os pertinentes pareceres técnicos, de uma elevada, devido ao grande fluxo de trânsito naquele local.

      “Todos os dias, em horário de pico, não há quem consiga ultrapassar a via sem ficar preso no mínimo, 15 minutos. Há um transtorno para milhares de pessoas. E ainda vislumbramos mais 1200 pessoas que habitarão o loteamento Dr. Olavo Rodrigues”, afirmou Egídio.

        O atendimento desta demanda possibilitará um novo acesso aos bairros daquela área da cidade, principalmente a populosa União das Vilas, beneficiando milhares de cidadãos que residem naquele populoso conglomerado urbano, composto ainda pela Promorar II, Chácara das Peras, Chácara do Sol, São Cristóvão, DNER, Aeroporto, Jardim do Salso, Condomínios AABB e Floresta, bem como ao futuro Loteamento Habitacional Dr. Olavo Rodrigues.

Câmara realizará evento dia 21

        Dia 21 de setembro é a data nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Em 2022, a Câmara Municipal de Uruguaiana promoverá nesse dia debate com instituições relacionadas à causa.

        Na próxima quarta-feira, às 14h, no plenário, a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó realiza o evento, por proposição da vereadora Zulma Ancinello..

            O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.

 

 

 

Vereadores articulam melhorias no trânsito para argentina

           As dificuldades e a falta de fluidez no trânsito vicinal fronteiriço entre Uruguaiana e Paso de los Libres está na pauta da Câmara Municipal de Uruguaiana. O assunto foi tratado nesta manhã do dia 15 de setembro de 2022, entre o presidente, vereador Paulo Kleinubing, e vereadores Adenildo (Bispo) Padovan, Zulma Ancinello, Marcelo Lemos, Celso Duarte e Cristiano Bonapace, e cônsul do Brasil na cidade argentina, Alessandro Segabinazzi.

       Na reunião, os parlamentares manifestaram a preocupação com os entraves para migração de uruguaianenses para Paso de Los Libres, registrando as dificuldades enfrentadas que causam prejuízos inclusive para o comércio argentino.

        “A mobilização é necessária para buscar soluções para a questão do trânsito vicinal fronteiriço, sensibilizando e exigindo tratamento igualitário e o cumprimento dos acordos celebrados pelo parlamento dos países do Mercosul", afirma Kleinubing.

         Os vereadores também pontuaram a necessária melhoria na operacionalidade para migração de uruguaianenses em Libres; na igualdade de tratamento; no cumprimento dos tratados e normas internacionais; nas condições de infraestrutura da ponte internacional.

       Ainda foi cobrada avaliação profunda e a manutenção periódica da ponte internacional, devido ao risco do acúmulo de caminhões e carros em cima da estrutura já desgastada da mesma.

        A autoridade internacional relatou as ações desenvolvidas, concordando com a exposição dos vereadores e garantindo apoio às reivindicações.

Diretrizes orçamentária de 2023 são aprovadas

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou na reunião do dia 15 de setembro de 2022, o projeto de lei que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2023.

           Para o próximo ano, o Poder Executivo estima o orçamento em R$ 394.759.943,88.

        A matéria foi aprovada com 25 emendas, estabelecendo os objetivos e metas da administração; e a estrutura e a organização para execução dos orçamentos. Entre os programas que o Poder Executivo delimitou está pavimentação/conservação ruas (R$ 11.700.000,00)/ estradas do interior (R$ 4.950.000,00); Limpeza Urbana (R$ 13.500.000,00), serviço atendimento mulher vítima violência (R$ 106.000,00); Uniforme escolar (R$ 1.534.260,24); e Pronto Atendimento Municipal (R$ 6.590.337,60).

 Alguns programas em destaque:

Pgto sentenças/ RPVs/ Precatórios - 20.467.126,24

Amortização das dívidas contratadas pelo município - 6.000.000,00

ESF- Estratégia e Saúde da Família-3.046.231,60

ACS- Estratégia de Agentes Comunitários-2.734.275,00

Farmácia Básica - 2.055.262,24

Hemodinâmina e Cardiologia – HSCCU -2.400.000,00

Merenda nas férias -2.516.725,56

Segurança Pública- 2.186.000,00

 O Projeto nº 100/22 na íntegra pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/5921

 

 

 

 

 

 

Autorizada ajuda de custos para “Médicos pelo Brasil”

Na reunião do dia 15 de setembro de 2022, a Câmara Municipal de Uruguaiana autorizou o pagamento, a título de ajuda de custo, aos bolsistas participantes do “Programa Médicos pelo Brasil – PmpB”.

       O valor, custeado pelo município, não tem natureza salarial; e não se incorpora, para quaisquer efeitos, à bolsa-formação sob responsabilidade do Governo Federal. Ele é resultado da soma dos valores do auxílio moradia e do auxílio alimentação, compreendido como incentivo à escolha da residência em Uruguaiana.

         A mensalidade foi fixada em R$ 2.570,00. O Poder Executivo reitera a situação de redução de vagas para médicos com a transição dos programas federais, sendo imprescindíveis ações da administração municipal como forma de se evitar deficiências no atendimento das demandas dos serviços de saúde prestados pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

Ações do documento