Notícias

Instituição de banco de ração é trabalhada na Câmara

Projeto de Lei que institui o programa Banco de Ração e Utensílios para Animais foi apresentado na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana desta quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2019.

              De autoria do vereador Mano Gás (PSDB), a proposta visa coletar, recondicionar e armazenar gêneros alimentícios e utensílios como móveis, roupas, remédios, coleiras, guias, casinhas, bolsa de transporte e brinquedos.

        O Banco deverá receber doações e distribuir o material para protetores independentes e cadastrados; ONGs ligadas à causa animal, devidamente constituídas e cadastradas; animais abandonados; e famílias cadastradas que comprovem baixa renda, nenhuma renda ou condição de vulnerabilidade social, alimentar e nutricional, assistidas ou não por entidades assistenciais, e que possuam animais.

            O vereador destaca a importância do projeto para coibir o descarte de alimentos de consumo animal que não poderão ser comercializados, mas que ainda possuem tempo hábil para serem consumidos. “Não é justo que um alimento tenha como destino a lixeira, quando é certo que ainda poderá ser consumido pelo animal abandonado e carente que está em um abrigo e que terá a sua fome sanada”, considerou Mano.

Rua “Transportador” poderá levar este nome oficialmente

Localizada no distrito Imbaá, frente ao KM 572, da BR 472, a conhecida rua “Transportador” poderá ser registrada oficialmente com esta denominação.

          A proposta foi apresentada em Projeto de Lei de autoria do vereador Rafael Alves (PMDB) na reunião desta terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2019, e segue para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

          De acordo com o vereador, a medida propicia aos moradores e empresários que possuem suas moradias e comércios no local a identificação e a correta inscrição para facilitar o endereço. “A partir da aprovação desse projeto todos poderão fazer referência à rua como Transportador, conforme atualmente é conhecida”, destacou Rafael.

 

Carroceiros manifestam-se no Legislativo

                Na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana desta terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2019, diversos carroceiros estiveram presentes para relatarem a situação de trabalho da classe. Por solicitação dos vereadores Carmelo Madeira (PSDB) e Josefina Soares (P), representantes da categoria manifestaram insatisfação pelas recorrentes apreensões e recolhimentos de cavalos e veículos de tração animal, também falta de espaço correto para descarte de resíduos sólidos.

                Para um dos profissionais, Douglas Santos de Barros, a solicitação é por local adequado e por respeito à classe. Na oportunidade, utilizaram a palavra os secretários de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Darlan Moura, e de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Clemente Corrêa.

             As autoridades frisaram que autuações são realizadas conforme a legislação vigente. Também destacaram que cada secretaria atua de acordo com as competências, em relação ao meio ambiente quanto orientações e proibições de descarte, ou segurança quanto as condições de trafegabilidade dos veículos e cuidados com os animais, sendo registrados diversos casos de maus-tratos.

             No dia 21 de fevereiro, haverá reunião entre os envolvidos no bairro Cabo Luiz Quevedo, para debaterem e tratarem do assunto.

Reapresentação de PL de revisão geral é solicitada

Na reunião desta quinta-feira, dia 14 de fevereiro de 2019, foi aprovado requerimento ao Poder Executivo para que reapresente Projeto de Lei que “Concede revisão geral anual aos servidores públicos municipais, inativos e pensionistas, em atendimento ao artigo 37, X, da Constituição Federal”.

         O pedido de autoria do vereador Vilson Brites (PMDB) refere-se ao PL retirado pelo Poder Executivo em 2018 para as adequações necessárias.

              A solicitação indica a necessidade de estudos e análise da viabilidade para conceder a reposição das perdas salariais dos servidores públicos. “O fato de o município não conceder anualmente, a revisão geral, acarretou em grandes perdas salariais aos funcionários públicos, indo ao encontro do direito legal dos servidores” considerou Brites.

 

Câmara intervém por aquisição de raio-X

           A presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello (PRB), solicitou ao Deputado Federal, Carlos Gomes, a execução de emenda parlamentar no orçamento da União destinada à aquisição de um aparelho de raio-x para o Hospital Santa Casa de Caridade.

           O pedido aponta a necessidade de diagnóstico por imagem com excelente resolução e precisão avançada para pacientes de toda região, considerando a referência da Santa Casa de Uruguaiana em atendimento de alta complexidade em neurologia, oncologia, traumatologia e gastroenterologia.

            Estamos em momento de reestruturação do nosso hospital e de angariar esforços para contribuir de todas as formas com a melhoria no atendimento para a comunidade e a retomada da credibilidade da instituição”, considerou Zulma Ancinello.

Adesão a novo método preventivo de Aids é requerida

O Ministério da Saúde oferece aos municípios medida de prevenção à Aids através de uso de pílula por pessoas expostas ao risco de infecção.

          O programa voltado à disponibilização do medicamento Truvada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi apresentado em plenário pelo vereador Fernando Tarragó (PSD) nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro de 2019, e será encaminhado ao Poder Executivo para providências e adesão do município.

         Nossa cidade é um ponto estratégico, com muito trânsito de estrangeiros e propício à proliferação do Aids. Nossos dados são alarmantes e é necessário reforço nas ações preventivas”, contextualizou Tarragó sobre a importância da solicitação ao Ministério.

         O medicamento que previne a infecção pelo HIV, por meio de um comprimido diário, é distribuído para grupos considerados vulneráveis. O tratamento é ofertado a pessoas que não têm o vírus HIV, mas que estão mais expostas à infecção, como profissionais do sexo e casais com apenas um dos parceiros soropositivo.

           De acordo com o Ministério da Saúde, o uso correto do medicamento reduz o risco de infecção por HIV em mais de 90%.

 

Câmara recebe líder do governo na Assembleia

       Nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2019, a presidente do Poder Legislativo, vereadora Zulma Ancinello (PRB), recebeu o líder do governo na Assembleia gaúcha, Deputado Estadual, Frederico Antunes, e o Coordenador Regional da Defesa Civil, Major Reinaldo Castro. Estiveram presentes os correligionários Progressistas vereadores Irani Fernandes e Carlos Delgado.

         A autoridade colocou o gabinete à disposição dos parlamentares de Uruguaiana. Na pauta ainda estiveram os desafios das administrações estadual e municipal para 2019, também a necessária organização da cidade para a abertura dos free shops, como estruturação nas áreas de trânsito, educação, segurança e acessibilidade.

 

 

Legislativo chama comunidade para mobilização

         O Movimento Nacional #EuEmpurroEssaCausa, iniciativa popular na luta pelos direitos da pessoa com deficiência e famílias com vulnerabilidade social, será realizado em Uruguaiana. No próximo sábado, dia 16 de fevereiro de 2019, às 9h, na Praça Barão do Rio Branco, haverá ato de mobilização com recolhimento de assinaturas para abaixo-assinado em apoio à causa e envio ao Congresso Nacional.

          O assunto foi tratado no espaço das comunicações pelo vereador Irani Fernandes (P) na reunião desta quinta-feira. O movimento busca alterar a Lei do Benefício de Prestação Continuada BPC/LOAS. A finalidade é modificar os critérios de concessão e manutenção do benefício principalmente no requisito renda, sendo aumentado de um quarto do salário-mínimo por pessoa para três salários-mínimos por família e, se comprovados gastos maiores que valor exigido, que a pessoa também seja beneficiada.

          Também luta por análise especial para casos de doenças raras e para casos de mais de um deficiente no mesmo núcleo familiar. O Legislativo convida toda a comunidade a colaborar. 


Cumprimento de piso para agentes de saúde e endemias é indicado

Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Poder Executivo pedido de cumprimento da Lei Federal nº 13.708 no que refere-se ao reajuste escalonado do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e do Agentes de Combates às Endemias.

                  A indicação do vereador Carlos Delgado (P) aponta a necessidade do município adotar medidas e observar os prazos legais determinados em Lei, de acordo com o exposto na reunião desta terça-feira, dia 12 de fevereiro de 2019.

              “Não se trata de aumento aos profissionais, mas de garantia de direitos e de direcionamento de valores fixados pela norma que regula o exercício da profissão”, esclareceu Carlos Delgado.

Câmara busca informações sobre serviço da RGE Sul

             Nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro de 2019, a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello (PRB) recebeu o representante da empresa concessionária do serviço de energia elétrica no município, RGE Sul, consultor de negócios, Thiago Paz.

              O encontro foi motivado devido a informações recebidas pelo Legislativo de usuários reclamando do serviço, principalmente após os vendavais e demora no reestabelecimento da energia. No momento, foi agendada reunião para tratar do assunto que deverá acontecer na próxima semana no plenário da Câmara.

         Na pauta estarão os dados e os encaminhamentos realizados posteriormente aos danos causados pelos últimos vendavais, os investimentos previstos pela empresa e a eficiência energética do município.

                O representante da empresa destacou a importância dos usuários registrarem oficialmente à RGE Sul as suas demandas. Essas podem ser encaminhadas via site da empresa ou contato com número 08009700900, mediante apresentação do código do cliente disponível nas faturas.

 

 

 

Destino correto de caixões do cemitério é questionado

A Câmara Municipal de Uruguaiana buscará com o Poder Executivo informações sobre a retirada de caixões do Cemitério Público.

            O requerimento de autoria do vereador Carmelo Madeira (PSDB) foi apresentado na reunião desta terça-feira, dia 12 de fevereiro de 2019.

           O Legislativo solicitará informações sobre a empresa responsável pela retirada dos objetos ou esclarecimento caso seja de responsabilidade da Prefeitura o serviço. Também requer a indicação do órgão encarregado de vistoriar ou fiscalizar o trabalho. 

       “Recebemos em nosso gabinete diversos moradores, daquela região, queixando-se do transporte dos caixões sem o mínimo de cuidado, espalhando mau cheiro pelas ruas e sem cobertura do veículo que estava transportando o material”, salientou Carmelo sobre a questão considerado pelo parlamentar ser de saúde pública.

 

Agendamento de consultas por telefone para PCD e idosos é tratado em PL

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão o Projeto de Lei que busca garantir o agendamento telefônico de consultas médicas para idosos e pessoas com deficiência nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

            A proposição da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB) foi apresentada em plenário nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro de 2019.

          “Essa medida é justa e facilita a vida dessas pessoas que muitas vezes têm dificuldade de locomoção, além de não onerar o município que já tem recursos tecnológicos e humanos para o serviço sugerido”, esclarecer Neraí. O Projeto possibilita o agendamento para idosos e pessoas com deficiência já cadastradas e identificadas através do Programa de Saúde da Família.

             A proposta prevê a disponibilização de, no mínimo, 10% das consultas diárias para esses agendamentos. Também determina que as Unidades de Saúde deverão afixar em local visível à população, material indicativo do conteúdo da Lei, bem como os respectivos números de telefone e horários que ocorrerão os respectivos agendamentos.

 

 

Legislativo presente na celebração de 30 anos do IBAMA

            Nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro de 2019, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) promoveu palestra em comemoração ao 30 anos de criação do órgão. A presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello (PRB), prestigiou o evento que aconteceu na sede dos Bombeiros.

           O IBAMA foi criado através da Lei Federal nº 7735/89. Ele é o órgão responsável pela preservação da fauna e da flora brasileira possibilitando ao país o controle e a fiscalização de seus recursos naturais em busca do crescimento sustentável.

           Na ocasião, a vereadora parabenizou o trabalho desenvolvido pela instituição e destacou a importância das ações realizadas pela preservação do meio ambiente e pela regulação de atividades.

 

Gabinete de Dep. Estadual à disposição do Legislativo

           A presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello (PRB), recebeu nesta manhã, dia 8 de fevereiro de 2019, a representação do Deputado Estadual Eric Lins (DEM). O assessor parlamentar, Sergio Garcia, manifestou o apoio e a disponibilidade do gabinete ao parlamento uruguaianense.

Realização de curso para capacitar sobre trânsito é indicada

A Escola Pública de Trânsito de Detran/RS disponibiliza na modalidade Educação à Distância o curso de Educação para o Pedestre.

               Com esta oportunidade, o Poder Legislativo indicará à Secretaria Municipal de Educação que realize a inscrição de professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino.

          A proposição do vereador Irani Fernandes (P) busca capacitar os professores para trabalhos de educação em sala de aula sobre o deslocamento seguro de pedestres. O curso aborda, entre outros, os aspectos conceituais, históricos e psicopedagógicos do trânsito, a interdependência entre o quadro de acidentalidade, a dinâmica do impacto (em caso de atropelamento) e a fragilidade dos corpos, os cuidados para minimização dos riscos e os princípios que repercutem na qualidade da convivência no espaço público.

              “Reconhecemos o papel multiplicador dos professores e sua importante influência para a formação de cidadãos conscientes e a orientação para utilizar o espaço público com mais segurança”, considerou Irani. 

        O curso tem início dia 25 de fevereiro e duração de 20 horas, distribuídas em cinco semanas. Informações através do site educacao.detran.rs.gov.br.

Contrato sobre água e esgoto no interior é solicitado

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Poder Executivo pedido de informações sobre o fornecimento de água e esgotamento sanitário no interior do município.

               A proposição da vereadora Suzana Alves (PRB) foi exposta na reunião desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2019.

             O requerimento indica a necessidade do Poder Legislativo conhecer as determinações contratuais que envolvem o serviço a ser prestado nas localidades do interior, firmado entre município e empresa concessionária de água e esgotamento sanitário, BRK Ambiental. 

           “Queremos sanar as dúvidas sobre os direitos dos cidadãos do interior do município que pagam impostos como os das cidades, entretanto parecem estar desassistidos do serviço de qualidade”, considera Suzana.

Custo de transbordo do lixo é questionado

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicita informações sobre os valores gastos pelo município com coleta e transbordo mensal do lixo.

              O pedido da vereadora Nerai Kaufmann (PSDB) foi apresentado na reunião desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2019.

        Também são requeridas informações sobre os recursos do Fundo Municipal de Custeio de Serviços de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação de Resíduos (FUMCRES), instituído pela Lei nº 4289/2013. Os recursos arrecadados com a taxa de lixo estão vinculados ao FUMCRES.

         De acordo com a vereadora, os esclarecimentos têm em vista a manifestação ao Legislativo da Associação de Defesa dos Direitos do Microempresário e Microempreendedor Individual (ADDMMEI) sobre cobrança irregular de taxa de lixo.

 

Parlamento sugere setor específico para tradicionalismo

A criação de setor específico na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura para desenvolver atividades culturais ligadas ao tradicionalismo gaúcho em Uruguaiana será indicada pela Câmara Municipal.

            Na reunião desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2019, o vereador Irani Fernandes (P) expôs a proposta.

         O objetivo é implantar uma coordenadoria de tradicionalismo para planejar, coordenar e desenvolver as ações destinadas à valorização da cultura gaúcha. “Somos a única cidade fundada no período do Governo Farroupilha. Nosso movimento é engajado e precisa de espaço dentro da estrutura administrativa para seu fortalecimento”, salientou Irani.

            De acordo com o vereador, a medida é importante para incrementar parcerias com os CTGs e piquetes tradicionalistas, tornando mais prática e sistemática a organização de eventos como Retomada de Uruguaiana, Semana da Paz, Semana Farroupilha, Califórnia da Canção Nativa, Feira do livro, Cavalgadas, etc.

Câmara busca informações sobre SISBI

O Poder Legislativo de Uruguaiana busca informações sobre as ações realizadas para o município implantar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

            O requerimento do vereador Rafael Alves (PMDB) foi aprovado na reunião desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2019 e deverá ser direcionado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

                 De acordo com o vereador, a adesão à ferramenta possibilitará aos empresários locais que produzam e comercializem derivados de carne para outros municípios e estados. O SISBI-POA padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar, integrando o Sistema Unificado de atenção a Sanidade Agropecuária.

                “Há 5 meses fizemos visita sobre o assunto com os responsáveis e agora estamos buscando informações para acompanhar as tratativas. Temos produtores interessados e estimado aumento de receita para o município em torno de 4 milhões de reais, tendo em vista a experiência da cidade vizinha Alegrete”, explicou Rafael Alves.

Taxa de lixo é assunto da tribuna livre

             O espaço da tribuna livre desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2018, foi utilizado pela Associação de Defesa dos Direitos do Microempresário e Microempreendedor Individual (ADDMMEI), representada pelo presidente Antônio João Celino Hemann. O objetivo da ação foi dar conhecimento aos vereadores sobre cobrança irregular de taxa de lixo e apresentar sugestão de solução.

                   Conforme o exposto, não há embasamento legal para a continuidade da cobrança da taxa de lixo. Ao contextualizar o histórico da cobrança e sua fundamentação, Hemann destacou que os valores são desproporcionais, causando transtornos financeiros principalmente aos pequenos empresários devido a carga tributária.

                     “Essa cobrança é desrespeitosa e inconstitucional, sugerimos a suspensão do recolhimento da taxa”, afirmou o presidente da ADDMMEI.

Legislativo reivindica por demandas em Brasília

         A Câmara Municipal de Uruguaiana integra comitiva municipal presente nos últimos dias em Brasília pleiteando por demandas da cidade. O Legislativo está representado pela presidente, vereadora Zulma Ancinello (PRB), acompanhada da vereadora Suzana Alves (PRB).

        Na ação foram encaminhadas solicitações a diversas autoridades federais sobre as dificuldades financeiras em relação à saúde no município, a descentralização do atendimento telefônico dos serviços da SAMU, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e solicitações do setor pesqueiro de Uruguaiana.

          Entre outros compromissos, a agenda incluiu reuniões para apresentação de requerimentos com o Senador Luiz Carlos Heinze; Deputado Federal Carlos Gomes e Secretário Executivo de Saúde, João Gabardo.



Rede de esgoto é tratada na Comissão de Serviços

            Nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro de 2019, a Comissão de Serviços Municipais reuniu a direção da empresa concessionária de água e esgotamento sanitário, BRK Ambiental, e a Comissão da Prefeitura responsável pela fiscalização dos serviços para tratar sobre a obrigatoriedade de conexão de residências à rede de esgoto.

           A demanda foi requerida pelo vereador Irani Fernandes (P), sendo a reunião conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Josefina Soares (P), com Fernando Tarragó (PSD), Carmelo Madeira (PSDB), Carlos Delgado (P), Nerai Kaufmann (PSDB), Mano Gás (PSDB), Vilson Brites (PMDB).

           Conforme apresentado, a determinação atende resolução que estabeleceu prazos e incentivos para a tarifa pela disponibilidade da rede de esgoto. De acordo com a empresa, em novembro de 2018 iniciaram as notificações de 4.094 moradores não conectados à rede disponível. Destes 1.514 moradores receberam a notificação para conectar seus imóveis e apenas 74 fizeram a conexão e receberam o incentivo.

           Aos moradores que não fizeram a ligação, o início da cobrança se dará a partir de fevereiro. Esses usuários devem procurar a BRK Ambiental em caso de dúvidas e necessários esclarecimentos. 

           Outros assuntos em relação ao serviço prestado pela empresa foram apontados e questionados pelos parlamentares como multas recebidas, obras não finalizadas, qualidade da água e buracos em vias públicas. Esses serão pautados em reunião entre os representantes e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), agendada para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.

 

 

 

 

 

Pedidos para BRK e acessibilidade são destaque na 1ª reunião ordinária

Nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro de 2019, aconteceu a primeira reunião ordinária deste ano na Câmara Municipal de Uruguaiana.

          Na pauta estiveram requerimentos sobre infraestrutura, acessibilidade e serviços da empresa concessionária de água e esgotamento sanitário.

            O vereador Irani Fernandes (PP) apresentou requerimento solicitando a presença da Comissão da Prefeitura fiscalizadora dos serviços prestados com a BRK Ambiental e a direção da empresa no Poder Legislativo. A reunião para esclarecimentos está prevista para acontecer nesta quarta-feira, no turno da manhã, em reunião da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul.

             O paramentar ainda indicou a presença de fiscais de obras da Prefeitura junto a Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor, para tratar sobre o trabalho relacionado à acessibilidade; a realização pelo Poder Executivo de vistorias no parque Dom Pedro II (Parcão) visando a necessidade de reparo nos brinquedos das pracinhas e vistorias na Rodoviária para garantir a acessibilidade do espaço.

           Na oportunidade, ainda foram aprovados requerimentos de autoria do vereador Mano Gás (PSDB) solicitando restabelecimento de iluminação pública na Travessa Independência na Profilurb; limpeza de valos/esgoto no Bairro Cibrazem; e sugere a implantação de faixa de pedestre na avenida Pinheiro Machado. 

             O vereador Carmelo Madeira (PSDB) solicitou melhorias na Rua Pedro Santos Teixeira na Chácara do Sol e reparos nas luminárias internas do pátio do Colégio Marília Sanchotene Felice. Também patrolamento e encascalhamento nas Ruas Telmo Bastos, Aleixo Worlod, Avenida Pinheiro Machado e Borges da Costa.

 

 

Visita da Ministra da Agricultura

A Presidente da Câmara, Vereadora Zulma Ancinello (PRB), o Vereador Carlos Delgado (PP) e o Deputado Estadual eleito Eric Lins (DEM), juntamente com o Prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello e demais autoridades e agropecuaristas da região, receberam na tarde desta quinta-feira, 24 de janeiro, a Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina.
Reuniram-se lideranças do agronegócio gaúcho e autoridades locais e da região, no Sindicato dos Produtores Rurais de Uruguaiana, que entre outras reivindicações, pedem revisão de cláusulas com o Mercosul, além de recuperação do preço mínimo do arroz e de impostos que recaem sobre o produto.

A ministra Tereza Cristina ouviu os relatos sobre as perdas causadas pelas chuvas, que afetou, principalmente, a produção de arroz na região e destacou aos produtores e autoridades presentes, que podem contar com a máxima boa vontade do MAPA para encontrar soluções para os problemas causados na agricultura.
Na oportunidade, a presidente da Câmara de Uruguaiana, entregou um documento à ministra com diversas solicitações oriundas dos representantes dos setores agrícola e orizícola de Uruguaiana e Região.

IMG_1264.JPG12IMG_1250.JPG

Posse de Peritos do IGP

O vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ranolfo Veira Junior, juntamente com o Líder do Governo Deputado Frederico Antunes, esteve em Uruguaiana no dia 23, onde ocorreu a cerimônia de posse de dois peritos do Instituto Geral de Perícias – IGP, na Delegacia de Polícia Civil, designados para trabalhar em Uruguaiana.

Estiveram presentes para prestigiar a solenidade juntamente com o Prefeito Ronnie Mello a Presidente da Câmara de Vereadores, Vereadora Zulma Ancinello e os Vereadores Irani Fernandes, Josefina Soares, Mano Gás, Carlos Delgado, Carmelo Madeira e Eric Lins, entre outras autoridades do município.

Foto 3 IGPFoto 4 IGPFoto 5 IGPFoto 2 IGP

Aprovada contratação de agentes de combate às endemias

                     Aconteceu segunda-feira dia 21/01/2019 a 1ª reunião extraordinária de 2019, da Câmara Municipal, uma vez que esta se encontra em recesso.Os parlamentares se reuniram para analisar o Projeto de Lei que prevê a contratação emergencial de até 50 agentes de combate às endemias a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A contratação se faz necessária no combate preventivo devido as chuvas intensas, enchentes e alagamentos que afetam o município e assim o bom andamento das atividades ligadas a saúde pública.

                    A seleção para a contratação será por processo seletivo simplificado.O referido Projeto foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores.

Primeira Reunião da Comissão Representativa

         Aconteceu nesta quarta-feira, 16/01/2019 a primeira  reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Uruguaiana, os parlamentares debateram requerimentos, indicações e moções, conforme estabelece a Lei Orgânica sobre os trabalhos nesse período. A reunião foi presidida pela vereadora Zulma Ancinello (PRB) Presidente do Poder Legislativo, secretariada pelo vereador Vilson Brites (MDB) e integrada pelos vereadores, Irani Fernandes (PP), Mano Gás (PSDB), Rafael Alves (MDB), Fernando Tarrago ( PSD), Suzana Cardoso Alves (PRB) e Carlos Delgado (PP).

               Durante a reunião foram aprovados 04 indicações, 02 requerimentos e 04 moções. Entre as matérias a reposição de luminárias, recolhimento de material, colocação de placas de advertência no 6º Distrito (Barragem Sanchuri), indicação de um local para o GUAPA, colocação de um estacionamento tipo bicicletário e construção de sanitários no interior da Praça Argentina, solicitados pelo vereador Irani Fernandes e vereadora Suzana Alves.

Visita do Governador em Uruguaiana

             No dia 12 de janeiro de 2019 a Presidente do Poder Legislativo, vereadora Zulma Ancinello e os vereadores Irani Fernandes, Vilson Brites, Josefina Soares, Carlos Delgado, Carmelo Madeira e Mano Gás, juntamente com o Prefeito Ronnie Mello recepcionaram o Governador do RS Eduardo Leite, no Salão nobre da Prefeitura Municipal. Na ocasião aconteceu reunião de trabalho entre as autoridades sobre os problemas ocasionados pelas últimas chuvas que ocasionaram decreto de Calamidade Pública no município.

          Na oportunidade, a Presidente da Câmara de Vereadores entregou documento ao Governador desejando êxito em sua administração e destacando a preocupante situação financeira em que se encontra nosso Hospital Santa Casa de Caridade, assim solicitando que os valores firmados em contratualização entre o Governo e a Entidade sejam priorizados.

   

   

Comissão representativa estará reunida em duas datas

           No dia 16 de janeiro de 2019, quarta-feira, às 9h 30min, no Plenário do Poder Legislativo, a Comissão Representativa da Câmara Municipal de Uruguaiana estará reunida. A segunda reunião acontecerá no dia 30 de janeiro no mesmo horário.

          Na ocasião serão deliberadas as matérias de prerrogativa do Poder Legislativo como requerimentos, indicações e moções. Também serão anunciados convites e correspondências recebidas no recesso parlamentar, sem discussão sobre projetos de lei ou decretos legislativos.

           A Comissão é composta pela Presidente do Legislativo, ver. Zulma Ancinello (PRB), pelo 1ª Secretário, ver. Vilson Brites (MDB) e por todos os líderes de bancadas ver. Carlos Delgado (P), ver. Mano Gás (PSDB), ver. Fernando Tarragó (PSD) e ver. Suzana Alves (PRB).

Legislativo presente no início da intervenção na Santa Casa

          O período de intervenção da Prefeitura na gestão do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana iniciou às 8h desta sexta-feira, dia 4 de janeiro de 2019. A presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello (PRB) acompanhou a entrega do Decreto que formaliza a requisição de bens, serviços, infraestrutura e pessoa jurídica da instituição.

        Na oportunidade estiveram presentes o Prefeito, Ronnie Mello, a nomeada Gestora Administrativa do Hospital, Thaís Brandolt Aramburu, Secretário Municipal de Governo, Paulo Fossari, o presidente do Sindisaúde, Renato Corrêa, o diretor da instituição, Fernando Siqueira e imprensa.

          “O intuito é colaborar para trazermos segurança e tranquilidade à população. Agradecemos à Câmara Municipal, representada pela presidente, por sempre estar ao lado e participando nesses importantes momentos e decisões para o município.”, considerou o Prefeito.

 

 

Ações do documento