MP sobre saneamento básico é assunto na Tribuna Livre

Na reunião desta quinta-feira, dia 4 de outubro de 2018, o espaço da tribuna livre foi utilizado pelo SindiÁgua- RS. O representante do órgão, secretário de saneamento ambiental e de serviços municipais, Vinicius Giordani, explanou sobre os dispositivos da Medida Provisoria nº 844/18 que atualiza o marco legal do saneamento básico e demais leis relacionadas.

O requerimento para explanação foi de autoria da vereadora Suzana Alves (PRB). De acordo com o representante, o Sindiágua trabalha pela defesa da água como um bem público e patrimônio da humanidade.

Dando destaque à Medida Provisória, Giordani esclareceu que a modificação foi realizada de forma autoritária pelo Governo Federal, sem a devida relevância do assunto. “A medida desregulamenta todo o serviço de saneamento do país, sem a ampla discussão necessária”, declarou.

O Sindiágua apresentou a Carta de Alerta sobre o assunto distribuída para todos os parlamentos do Estado, oferecendo esclarecimentos e solicitando auxílio dos legislativos à causa. Na Câmara Municipal de Uruguaiana o assunto será avaliado pela Comissão de Serviços Municipais.