Lixo eletrônico é tratado na Comissão de Serviços

A campanha de descarte do lixo eletrônico e sua destinação foram tema de reunião da Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal de Uruguaiana. A secretária de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Márcia Fumagalli, prestou esclarecimentos e divulgou informações sobre o serviço aos vereadores, presidente da Comissão, Clemente Corrêa (PSDB), Eric Lins (DEM), Irani Fernandes (PP), Suzana Alves (PP), Mano Gás (PMDB) e Vilson Brites (PSDB).

Na ocasião, foi descrito o trabalho de empresa certificada para execução da campanha de recolhimento de lixo eletrônico. Destaca-se que esses resíduos precisam de descarte adequado por serem compostos de materiais tóxicos ou prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.

A secretária frisou a necessidade de conscientização da população e de comerciantes desse tipo de resíduos para descarte e reciclagem especializados. De acordo com a autoridade, empresas que comercializam lixo eletrônico são obrigadas a receberem os produtos para recolhimento no ato da compra do novo. “Desde 2010 a legislação federal faz essa determinação, mas apenas agora estamos a efetivando e notificando empresas que não praticam a logística reversa”, informou Fumagalli.