Legislativo trabalha contra mosquito Aedes Aegypti

A Câmara Municipal de Uruguaiana inicia preventivamente o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Na manhã desta segunda-feira, dia 1, o presidente do Legislativo, vereador Adalberto Silva (PP) fez vistoria em todos os locais da sede da Câmara que possuem ralos e autorizou desinfestação com água sanitária durante 30 dias.

A presidência solicitará a presença de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente para obter informações detalhadas a respeito da situação do Município sobre as ações de combate ao mosquito. “Precisamos convocar os órgãos públicos pela mobilização contra o mosquito que se saiba trouxe três vírus com sua picada: dengue, zika e chikungunya”, afirmou o presidente, vereador Adalberto que também salientou o início do ano letivo como oportunidade de conscientizar alunos, pais e professores sobre as medidas preventivas e intensificar o combate às doenças.

As larvas do mosquito se proliferam em água parada, limpa ou suja. Por isso, a melhor forma de se evitar a dengue, zika e chikungunya é combater o mosquito, eliminando os focos de acúmulo de água.

Veja algumas dicas para se prevenir da doença:

- Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;
- Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;
- Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;
- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
- Não deixe pneus expostos com água no interior;
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;
- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;
- Use repelentes à base de DEET em áreas de risco de dengue;
- Coloque telas de proteção nas portas e janelas;
- Use mosquiteiros.