Legislativo presente na inauguração de Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV

Neste dia de início do Dezembro Vermelho de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, 1º/12, foi inaugurado na Unipampa campus Uruguaiana o Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (LAMINF). A vereadora Zulma Ancinello (PRB), autora da lei que institui o mês no município, esteve na cerimônia representando a Câmara Municipal.

O LAMINF é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura e Universidade Federal do Pampa. O espaço passa a integrar a Rede Nacional de Laboratórios de Contagem e Linfócitos T CD4+ e Quantificação de carga Viral do HIV, sendo o 106º laboratório no país. Com equipamentos de última geração para análise, um investimento na ordem de aproximadamente 1 milhão de reais, e previsão de aproximadamente 350 a 400 pacientes mensais.

A finalidade é qualificar o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes de HIV em tratamento em Uruguaiana e em municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, reduzindo o prazo dos resultados para uma semana, de um mês como hoje são feitos.