Legislativo participa de conscientização sobre Lúpus

A Câmara Municipal de Uruguaiana apoiou a realização e esteve representada no evento de palestras sobre o Lúpus na noite desta quinta-feira, dia 10 de maio de 2018. Estiveram presentes o presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes (P), vereadores Zulma Ancinello (PRB), Rafael Alves (PMDB), Carlos Delgado (P) e Suzana Alves (PRB). Na ocasião foi ministrada palestra sobre gravidez e tratamento da doença autoimune.

O que é Lúpus?

Lúpus é uma doença do sistema imunológico. Acontece quando o sistema imunológico ataca as estruturas das células do próprio organismo. Não há uma causa que explique podendo ocorrer em qualquer idade e tendo como maior incidência em mulheres entre 20 e 40 anos.

Com base nos dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia as mulheres são 9 vezes mais acometidas do que os homens.

Para reconhecer a presença do Lúpus são realizados vários exames laboratoriais pois não há um exame específico para o seu diagnóstico.

O Lúpus tem períodos de “remissão”, no entanto, durante este período é necessário acompanhamento médico e laboratorial para controle.

O Lúpus não é contagioso pode-se abraçar, beijar e ter qualquer tipo de contato físico com lúpico. O Lúpus não é hereditário e mulheres podem engravidar desde que com planejamento, autorização médica e controle mensal.

Sintomas do Lúpus

Os sintomas também divergem dependendo da parte do organismo afetada pelo lúpus.

Mais comum são:

• Manchas na pele (geralmente na região do rosto, pescoço, colo e braços);

• Febre;

• Perda de peso;

• Falta de apetite;

• Coceiras;

• Desânimo;

• Fraqueza;

• Queda de cabelo

• Dor nas articulações;

• Inflamação nos rins;

• Inflamação da pleura e pericárdio (membrana que reveste o pulmão e o coração);

• Feridas na boca;

• Dores de cabeça;

• Dificuldade para respirar;

• Fotossensibilidade;

• Má circulação nas mãos e nos pés.