Câmara aprova sinalização de atendimento prioritário para autistas

Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos públicos e privados de Uruguaiana a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo do autismo foi aprovado nesta terça-feira, dia 11 de setembro. A proposta da vereadora Suzana Alves (PRB) auxilia na conscientização sobre o direito dessas pessoas ao atendimento prioritário.

Conforme a Lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, os autistas são considerados pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. “Infelizmente, as pessoas não tem conhecimento sobre a doença e o direito ao atendimento prioritário do autista. Assim, garantimos clareza na informação e a publicizamos”, salienta a vereadora.

O símbolo do autismo é a “fita quebra-cabeça”. Os estabelecimentos que devem adaptar as placas informativas, após sanção da Lei, são supermercados; bancos; farmácias; bares; restaurantes; lojas em geral e similares, com previsão de advertência e suspensão do alvará de licenciamento na terceira constatação.

O TEA é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. O autista pode ter em seu comportamento hiperatividade, agressões, impulsividade, irritabilidade, repetição de palavras e de ações. Dessa forma, uma simples espera em filas pode desencadear uma crise. A tranquilidade de um atendimento prioritário aos autistas facilitará o conforto do próprio autista e de seus parentes na realização de tarefas do cotidiano.