Incentivo ao ciclismo é assunto no Legislativo

Na reunião desta terça-feira, dia 9 de abril de 2019, foi destacada na Câmara Municipal a importância do ciclismo para saúde e meio sustentável de transporte.

O vereador Irani Fernandes (P) apresentou projeto de Lei que busca instituir o Dia Municipal do Ciclista, anualmente em 12 de setembro, e sugeriu de campanha permanente “Ciclismo é saúde e cidadania”.

O objetivo é tornar o uso da bicicleta um hábito salutar, tanto para o transporte como para a saúde do usuário, envolvendo Secretaria de Esporte, a Secretaria de Saúde, e Secretaria de Segurança e Trânsito, a fim de criar em Uruguaiana um ambiente favorável ao uso da bicicleta.

A data permitirá a reflexão sobre segurança, mas também sobre a bicicleta como meio de transporte do futuro, ao poupar energia, e como meio de promoção da saúde. “Nossas propostas buscam estimular o uso da bicicleta como instrumento de qualidade de vida. Também orientar motoristas e pedestres a respeitarem os ciclistas no trânsito e orientar ciclistas a corretamente usarem a bicicleta como meio de transporte, lazer e treinamento esportivo”, esclareceu Irani.