Homenagens são prestadas na Semana Farroupilha

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou solenidade em alusão à Semana Farroupilha na noite do dia 17 de setembro. Prestigiaram o evento autoridades civis, militares e tradicionalistas, também amigos e familiares de quatro personalidades homenageadas no ato.

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2018 determinou a homenagem da Semana à Aguinaldo de Carvalho Martines. Em nome da entidade, fez uso da palavra Luis Machado Stabile, que frisou a vida campeira e participação de Agnaldo no Piquete Centauros da Tradição, na organização da Chama Crioula e a dedicação da sua vida, dias, afazeres e talentos à causa tradicionalista.

O troféu “Mulher Gaúcha” foi concedido a Rosalina Camponogara, pela representatividade no meio social e familiar no município, com trabalho prestados à manutenção do tradicionalismo, à agricultura e pecuária, e pelo amor à natureza. “Representa o importante trabalho que mulheres realizam no silêncio das suas casas”, declarou Stabile.

“Abrimos uma página de saudade, realizando a homenagem in memoriam a Antônio Gonçalves dos Santos Filho”, gaúcho orizicultor e pecuarista, integrante do Piquete Laçadores, CTGs Patrulha do Oeste, Sinuelo do Pago, do Conselho de Vaquianos, entre outras. O homenageado esteve representado pelo filho, Antônio Gomes dos Santos.

Na sessão solene, o Título Honorífico de Cidadão Uruguaianense foi entregue a Marcus Vinícius Morini Querol por indicação do presidente da Casa, vereador Irani Fernandes. Natural de Canoas, o professor doutor é atual diretor da Unipampa, Campus Uruguaiana. “Temos honra de tornar filho dessa terra esse grande estudioso e docente das áreas de biodiversidade animal, ictiologia, piscicultura e ensino da ciência e educação ambiental. Nosso reconhecimento pela grandeza da sua colaboração à sociedade e pelo carinho à Uruguaiana”, frisou Irani.

A locução à data magna do povo gaúcho, 20 de setembro, alusiva à Revolução Farroupilha foi realizada pela vereadora Zulma Ancinello. “Momento de construção e afirmação dos princípios sociais, políticos, econômicos, culturais e ideológicos que orientam a sociedade gaúcha até hoje. No mês de setembro, em todos os cantos reverenciamos a Revolução como marco da história e da formação política da sociedade riograndense”, definiu Zulma.