Finanças de maio a agosto são demonstradas na Câmara

Audiência pública para demonstração das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2018 foi realizada nesta sexta-feira, dia 28 de setembro de 2018, pelo Poder Legislativo. A oportunidade promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento oportunizou ao Poder Executivo a apresentação e a avaliação do movimento financeiro do período relacionado às receitas, despesas, resultado primário e dívida pública consolidada do município, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O evento foi presidido pela presidente da Comissão, vereadora Zulma Ancinello, com vereadores Fernando Tarragó, Carlos Delgado, Vilson Brites e Carmelo Madeira, e presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes. As considerações do Executivo foram realizadas pelo secretário de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio; secretário adjunto, Marcelo Parraga e servidor do planejamento orçamentário, José Marcio Lopes.

Entre os resultados expostos, destacou-se o superávit do resultado primário no valor de R$ 9.022.245,55. A despesa com pessoal extrapolou os limites legais chegando a 58,59%, porém apresentou redução de 1,70% em relação ao 1º quadrimestre. A dívida consolidada líquida encontra-se abaixo do limites legal de 120%, registrando 93,73%.

As despesas com manutenção de desenvolvimento do ensino, de janeiro a agosto, corresponderam a 24,19% das receitas de impostos. Os gastos com saúde atingiram 15,35% sobre a receita líquida de impostos e transferências.