Doença de Alzheimer é pauta em matérias legislativas

Na reunião desta terça-feira, dia 4 de junho de 2019, estiveram em pauta, na Câmara Municipal de Uruguaiana, ações envolvendo o conhecimento sobre a doença de Alzeimer.

Por proposição do vereador Irani Fernandes (P), foi apresentado Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização da Doença de Alzheimer.

A matéria sugere a celebração anual da data na semana que inclui o dia 21 de setembro (Dia Mundial do Alzheimer). No período, a administração municipal poderão realizar Seminários ou Ciclos de palestras com o objetivo de conscientizar os familiares e esclarecer a população geral sobre a importância dos cuidados e tratamentos dispensados às pessoas acometidas da doença.

Na oportunidade, ainda foi definido o envio ao Poder Executivo de indicação para criar em Uruguaiana a Política Pública Municipal para o Tratamento e Prevenção da Doença de Alzheimer. A medida objetiva o desenvolvimento de ações preventivas entre a população idosa; o atendimento aos respectivos pacientes; e a orientação aos familiares.

“O volume de pessoas que passam por essa doença é impressionante. Há recursos no Ministério da Saúde para os municípios implementarem ações nesse sentido. O alzheimer modifica a vida da pessoa e de toda a família”, afirmou Irani.