Dia Municipal do Despachante Aduaneiro é instituído pela Câmara

O dia 25 de abril será de comemorações ao Despachante Aduaneiro. Projeto de Lei instituindo a data no calendário de eventos do município foi aprovado na reunião desta terça-feira, dia 10 de outubro. De autoria do vereador Elton da Rocha (PP), a matéria institui o dia e dispõe sobre ações comemorativas realizadas pelo Poder Público, instituições de ensino, imprensa e outras entidades.

O despachante aduaneiro, Fábio Ciocca, usou o espaço da tribuna para explanar sobre as atividades da profissão e a importância da data para valorização da categoria. Na ocasião foi exposto que os despachantes representam importadores e exportadores junto aos órgãos federais na supervisão, verificação e controle de mercadorias que saem e ingressam no país. “De Uruguaiana, os despachos aduaneiros representam 4,8% no registrado no país, e em relação ao Rio Grande do Sul são 12%. Em 2015, houve 37 mil processos de importação e 93 de exportação, com 126 mil veículos liberados. Em 2016, foram 43 mil de importação e 88 de exportação”, listou Ciocca sobre os dados da atividade no município.

O proponente, vereador Elton, destacou a complexidade da profissão que exige conhecimentos de direito, legislação, economia e matemática. “Em Uruguaiana, por contar com o maior porto seco rodoviário da América Latina e sendo a principal porta de entrada e saída que liga o Mercosul, grande parte da nossa economia e empregos giram em torno desta rede de profissionais a qual devemos valorizar a cada dia mais”, concluiu.