Dia Internacional da Mulher registrado em solenidade na Câmara

No Dia Internacional de Mulher, 8 de março, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão solene de homenagens. Nove mulheres receberam honrarias indicadas pelos vereadores e instituições do município.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Irani Fernandes (PP), com a presença dos vereadores Carlos Delgado (P), Carmelo Madeira (PSDB), Eric Lins (DEM), Fernando Tarragó (PSD), Josefina Soares (P), Suzana Alves (PRB) e Zulma Ancinello (PRB). Também prestigiaram o evento autoridades militares, eclesiásticas e Poder Executivo, Prefeito Ronnie Mello.

Militares da Marinha do Brasil realizaram discurso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, reverenciando a história de Polocena Maria Dias, mãe do herói naval Marcílio Dias.

O troféu "Mulher Cidadã" foi recebido pela irmã Alzira Cella, por sugestão do Hospital Santa Casa de Caridade, pelo trabalho terno de fazer o bem junto à entidade. Também entregue o título a Maria de Lourdes do Rego Ibaldo, por indicação do Rotary Club Cruzeiro do Sul, por suas diversas ações sociais na comunidade, rotariana e presidente do Círculo Operário que presta serviços de utilidade pública.

Os Diplomas de Honra ao Mérito foram entregues a mulheres que representam as lutas por suas famílias e suas comunidades, trabalham pelo sucesso em prol o mundo mais justo, colocam em prática de ações e beneficiam e desenvolvem nosso município politicamente, economicamente e socialmente. Dessa forma, o momento e as homenageadas foram definidos pelo orador do Poder Legislativo, vereador Carlos Delgado.

A médica Helena Maria Pavlick Bastos foi homenageada por indicação do vereador Carlos Delgado. Atuou mais de 30 anos como pediatra no Centro de Saúde de Uruguaiana, coordenando e participando de inúmeros projetos voltados a saúde infantil e da família.

A atual secretária de Saúde Thaís Brandolt Aramburu recebeu a láurea pelo vereador Eric Lins. Enfermeira, engajada com o compromisso de zelar pelo bem-estar dos uruguaianenses, e dedicada funcionária da saúde.

Luciane da Cunha Lopes, sugerida pelo vereador Fernando Tarragó, representou o espírito empreendedor e de liderança. Profissional do ramo do comércio, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas.

A Diaconisa de Igreja do Evangelho Quadrangular há quase 30 anos, Antônia Ferreira Quirino, recebeu homenagem da vereadora Josefina Soares. Desempenha papel em prol de um bem maior, servir a Deus e às pessoas mais carentes.

A enfermeira Alyni Leila Folletto, reconhecida pela vereadora Suzana Alves, ocupou cargos de chefia e coordenação, sendo homenageada pela dedicação a vida a “arte de cuidar”.

A pastora Roselaine Guimarães Gonçalves, lembrada pela vereadora Zulma Ancinello, auxilia na reestruturação de famílias em situação de risco e conflitos.

A liderança de um dos principais centros educacionais no município, Karin Elisabeth Hasenack Stallbaum, recebeu homenagem do presidente da Casa Legislativa, vereador Irani Fernandes.

“Que seja comemorado não apenas uma data alusiva a um fato passado, mas louvemos a todas as conquistas, que busquemos seguir rumo a um futuro com mais esperança e confiança no potencial da mulher. Que lutemos por uma realidade onde mulheres de fibra como essas que foram homenageadas, tenham mais condições de conquistar espaço, voz e vez”, explanou Delgado.