Dia da Consciência da Síndrome de Down é registrado na Câmara

“Data de dar visibilidade à Síndrome de Down, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta, e combatendo o mito que teima em transformar o diferente em rótulo”, afirmou o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Uruguaiana (APAE), José Roberto Machado. O Dia Internacional da Síndrome de Down faz alusão à trissomia do 21 (21/3) e em Uruguaiana estabelecido como Dia da Consciência da Síndrome através da Lei 4.347/14, garante anualmente o espaço da tribuna livre no Parlamento para destaque ao tema.

Na oportunidade foi tratada a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular, nos espaços públicos e na vida social. “A convivência é saudável para todos. Ainda é um desafio garantir o direito da pessoa com deficiência sem privá-la de exercer os atos da vida civil”, declarou Machado sobre a importância da participação social numa “sociedade cada vez mais sem tempo, sem sensibilidade e paciência para o diferente”.

A APAE foi precursora há 50 anos das ações de inclusão em Uruguaiana. Atende 93 alunos e outros 325 usuários nos turnos da manhã e tarde. Conta com equipe pedagógica com formação para atender as individualidades, pediatra, neurologista, fisioterapeuta e serviço de assistência social. Tem como finalidade promover e articular ações de defesa e direito das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, na prevenção, orientação e apoio à família, visando melhoria da qualidade de vida e formação de uma sociedade justa e solidária.

O espaço da tribuna foi encerrado com o relato do aluno Anderson Henrique Nunes.