Dezembro Vermelho de prevenção ao HIV é instituído em Uruguaiana

A campanha “Dezembro Vermelho” de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis será realizada em Uruguaiana.

Através de Projeto de Lei, de autoria da vereadora Zulma Ancinello (PRB), aprovado na sessão desta terça-feira, dia 21 de novembro, a mobilização será incluída no calendário de eventos do município.

Essa matéria determina o desenvolvimento de atividades relacionadas ao enfrentamento do vírus, como promoção de palestras, ações educativas e eventos sore o tema, durante o mês de dezembro de cada ano. Estabelece como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Conforme o projeto, as atividades serão realizadas em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública e com entidades da sociedade civil organizada.

A proponente, vereadora Zulma, destacou a importância da campanha para conscientização social sobre o problema, ainda eminente na sociedade. “Temos a perspectiva de alcançar uma maior conscientização e de romper barreiras do preconceito”, considerou a parlamentar. Também anunciou, no espaço da tribuna livre, o primeiro evento relacionado ao assunto agendado para 1º de dezembro na Câmara Municipal, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.