Comissão promove reunião com MP e Caminho Azul para tratar sobre inclusão

A Comissão de Serviços Municipais e Educação promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 18, encontro para tratar sobre a garantia do direito à educação de crianças com deficiência. Esteve presente o promotor, Diego Corrêa de Barros; a presidente do projeto “Caminho Azul”, Gladis Dal Pra Almeida que expôs os problemas à Comissão; o presidente da Comissão, vereador Marcelo Lemos (PDT), Irani Fernandes (PP), Jussara Osório (PSDB) e Ronnie Mello (PP).

A falta de profissionais qualificados para acompanhar os estudantes com deficiência nas aulas regulares foi a principal dificuldade destacada pela presidente do grupo de pais de autistas. “É direito o atendimento individualizado e especializado”, declarou Gladis.

Na ocasião, o promotor relatou problemas diversos na educação pública no município como índices estimados altos de evasão escolar e disponibilidade de transporte. Ainda esclareceu as determinações legais para o amparo às crianças com deficiência, reiterou a necessidade plena de capacitação aos profissionais e descreveu o trabalho realizado pelo Ministério Público.

A Comissão seguirá as ações sobre o tema. Serão buscadas informações com os conselhos municipais de Educação e da Pessoa com Deficiência, tendo em vista o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em vigor a partir deste ano.