Comissão busca informações sobre UTI neonatal e pediátrica

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde esteve em visita ao Hospital Santa Casa de Caridade nesta sexta-feira, dia 4 de agosto. O presidente da Comissão, vereador José Clemente Corrêa (PSDB), e vereadores Vilson José Brites (PMDB), Mano Gás (PSDB) e Zulma Ancinello (PRB) foram recebidos pelo diretor da instituição, Geovane Cravo.

Na pauta, esteve a manifestação em encontro da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde sobre a implantação de UTI pediátrica na região. Oficialmente, foi constatado que não houve convite oficial à Câmara de Vereadores de Uruguaiana e ao Hospital Santa Casa de Caridade para participação.

Diante da proposição noticiada pela imprensa do interesse do município de São Gabriel sediar a Unidade, a Comissão buscou esclarecimentos. Nesse sentido, observou-se que está em funcionamento na Santa Casa da UTI neonatal que atende bebês de até 23 dias de todos os municípios da 10ª CRS.

Também há estrutura física com condições para atender a demanda regional da UTI Pediátrica. Operacionalmente, quando a criança completa 23 dias deve ser transferida para UTI pediátrica, sendo a mais próxima em Santa Maria e que muitas vezes não tem leito disponível, assim a Santa Casa de Uruguaiana acolhe o atendimento, explicou o diretor do hospital.

“Julgamos importante a obtenção dessas informações para subsidiar o trabalho da Comissão e o planejamento para implantação da Unidade que é de extrema importância para Uruguaiana e região”, considerou Clemente sobre o trabalho em desenvolvimento.