Chimarródromo poderá levar o nome do “Biratucho”

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal analisarão Projeto de Lei que busca denominar Ubirajara Raffo Constant, “Biratucho”, o chimarródromo localizado na Praça Barão do Rio Branco.

A proposta de autoria do vereador Mano Gás (PSDB) foi apresentada na reunião desta terça-feira, dia 28 de agosto de 2018.

O homenageado foi artista plástico, poeta, compositor e escritor. Deixou uma importante obra para a cultura do Estado como a poesia épica Retorno Bravo. Como compositor, Ubirajara escreveu letras premiadas nas Califórnias da Canção como Ave Maria Pampeana e Mocito. Escreveu o livro Sepé Tiarajú e foi membro da academia Uruguaianense de Letras.

Artista Plástico, elaborou um painel em bronze para a Cooperativa de Lã Vale do Uruguai, tendo por tema o Gaúcho e a Ovinocultura. Em 2003, a convite do Diretor Jaime Monjardim, escreveu poema para a minissérie da TV Globo “A casa das 7 mulheres”.

Para o proponente, sua trajetória de vida foi marcada pela presença e pelo incentivo a cultura gaúcha, como a nossa tradição, nativismo e a arte. “Sua forma simples de tratar com as pessoas o fez muito querido e respeitado, deixando saudades aos amigos e familiares”, justifica Mano Gás.