Associação de Defesa do Consumidor explanou sobre tarifas de abastecimento de água

Na última quinta-feira, dia 3 de agosto, utilizou a tribuna livre o presidente da Associação de Defesa do Consumidor, João Carlos dos Santos. No espaço solicitado pelo vereador Carlos Delgado (PP), foi relatado o acompanhamento da instituição no processo de revisão tarifária e serviços prestados pela BRK Ambiental Uruguaiana.

Durante a explanação, foi exposto que as revisões tarifárias são garantidas a cada cinco anos depois da assinatura do contrato. A Associação esteve presente em todas as fases de discussões e tratativas para o último reajuste. Entre o destacado na explanação esteve a mudança do regulamento, homologado em 21 de julho, julgada pelo presidente como positiva ao consumidor. Esse trouxe a possibilidade de nome do usuário na fatura da conta de água e parcelamento separado da fatura. As alterações estão disponíveis no site da AGERGS.

Nova discussão sobre revisão da tarifa está em tratativa segundo dos Santos. Considerada ilegal, o representante a Associação de Defesa do Consumidor apresentou a situação detalhada aos vereadores e solicitou apoio e providências. Também salientou que o esgotamento sanitário não está sendo tratado 100% e a meta seu estabelecimento até dezembro.